Ufes apresenta experiências em conferência nacional sobre internacionalização da educação superior

07/05/2025 - 15:33  •  Atualizado 08/05/2025 09:28
Texto: Adriana Damasceno, com informações da SRI     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da equipe da SRI com o reitor da Ufes em frente a um painel da Faubai

Servidores da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) representaram a Ufes na conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), evento anual que visa fortalecer a internacionalização das instituições de ensino superior (IES). A conferência aconteceu em Brasília, entre os dias 26 e 30 de abril, e contou ainda com a presença do reitor Eustáquio de Castro, que participou das atividades do dia 29 no chamado President’s Day, data dedicada aos reitores das IES.

A equipe da SRI realizou três apresentações na conferência. O secretário de Relações Internacionais, Felipe Guimarães, discutiu questões que envolvem o intercâmbio virtual, enquanto o administrador da Divisão de Mobilidade para a Ufes, Frederico Rigoni, apresentou a experiência da mobilidade de estrangeiros para a Universidade (chamada mobilidade incoming) e os desafios da gestão do Programa de Estudantes-Convênio/Português como Língua Estrangeira (PEC/PLE).

A Faubai é o maior evento sobre educação internacional da América Latina e reúne cerca de 800 pessoas de diversas instituições, incluindo universidades e institutos públicos e privados, que participam de oficinas, mesas redondas e sessões de palestras. “É um evento no qual temos a oportunidade de compartilhar as boas práticas da Ufes na área de gestão da internacionalização, incluindo atividades relacionadas a acordos internacionais, mobilidade internacional (tradicional e virtual) e ensino-aprendizagem de idiomas para fins acadêmicos”, explica Guimarães.

Além do reitor da Ufes, do secretário da SRI e do administrador da Divisão de Mobilidade para a Ufes estiveram presentes no evento a chefe da Divisão de Idiomas, Christie Vieira, e a tradutora/intérprete da Divisão de Acordos e Cooperação, Raquel Soprani. “Foi uma oportunidade de nos capacitarmos de forma a estarmos mais preparados para lidar com as crescentes demandas que chegam à SRI. Trata-se de um evento essencial para o bom andamento das atividades do setor”, conclui Guimarães.

Foto: SRI

Categorias relacionadas