
A Ufes aderiu ao Exame Nacional de Residência (Enare). Com isso, as vagas anteriormente oferecidas nos processos seletivos dos programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária da Universidade vão integrar o total de 11.388 vagas de residências na área de saúde disponíveis em 237 instituições brasileiras, públicas e privadas.
As inscrições para o Enare podem ser feitas até o dia 18 de julho por meio da página do exame. Os candidatos, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), poderão concorrer a vagas distribuídas por todo o país com apenas uma inscrição. As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro.
Os curso da Ufes que terão vagas ofertadas no Enare são terapia ocupacional, serviço social, nutrição, odontologia, fonoaudiologia, enfermagem, psicologia, farmácia, educação física e medicina veterinária na Residência Multiprofissional e Uniprofissional (veja aqui o quadro de vagas); e medicina, com oportunidades para especialidades por meio de acesso direto ou com exigência de pré-requisito.
O Enare 2025 será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório, composto por exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final. O Exame é aplicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Integração ao Enamed
Este ano, o Enare será integrado ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh. O resultado do Enamed poderá ser utilizado no âmbito do Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Trata-se de exame obrigatório para todos os estudantes de medicina concluintes do curso, que poderão optar por utilizar o resultado no Enare para os programas de residência médica de acesso direto.
Profissionais médicos já formados também poderão se inscrever no Enamed, caso tenham interesse em utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Para isso, é necessário se inscrever no Enare e pagar uma taxa de inscrição, exceto para casos de isenções previstos no edital do candidato.
Os candidatos que concorrerão às vagas de residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, ou às vagas de residências médicas de pré-requisito, área de atuação e ano adicional vão seguir realizando as provas do Enare.
Todos os editais e a lista das datas importantes do Exame estão disponíveis nesta página.