Teatro Universitário recebe reflexões em torno da arte contemporânea a partir desta terça, 8. Evento é aberto ao público

07/10/2024 - 16:19  •  Atualizado 07/10/2024 16:39
Texto: Leandro Reis, com informações da assessoria do Museu Vale     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do evento

O Teatro Universitário recebe nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9, a 7ª edição do evento Encontros com a Arte Contemporânea, que reúne intelectuais e artistas em conversas em torno do tema Arte como Escultura Social. Promovida pelo Museu Vale com apoio da Ufes, a programação é gratuita e aberta ao público.

Realizado desde 2017, o evento contará com três mesas de conversa, com participação de profissionais de diferentes áreas, como Medicina, Artes Visuais, Audiovisual, Antropologia e Educação.

“O Encontros com a Arte Contemporânea promove diálogos e cruzamentos entre diferentes disciplinas, sempre conectadas à arte e à cultura na sociedade brasileira contemporânea. O evento busca refletir sobre as diferentes formas de manifestações culturais e suas possíveis consonâncias, com apresentações de participantes das mais variadas áreas", afirma a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso.

A abertura desta edição, às 10h30, terá o lançamento do catálogo da exposição Folhear, que aconteceu entre os dias 5 de junho e 8 de setembro nos espaços de preservação da Mata Atlântica, no Parque Botânico Vale, em Vitória, e na Reserva Natural Vale, em Linhares.

Durante toda a programação, o público também poderá conferir de perto uma feira de arte indígena, com representantes dos povos originários Guarani e Tupinikim. O encerramento será com uma batalha de slam com o grupo Slam Quimera, que utiliza a poesia como ferramenta de transformação social.

Para o professor da Ufes e co-organizador do evento, Fernando Pessoa, a arte cumpre a função de mostrar a intensidade da realidade. “Ao destacar o elemento vital, a arte nos desperta do habitual, restitui sentido à existência e pode transformar o ser humano”, afirma.

Confira a programação do 7º Encontros com a Arte Contemporânea:

Terça-feira, 8 de outubro
Abertura: 10h30 às 12h30
Lançamento do catálogo da exposição Folhear, com os curadores Ronaldo Barbosa e Felipe Barbosa

Mesa 1: 14h às 16h
Andreia Beatriz e Rubiane Maia

Mesa 2: 18h às 20h
Isabelle Vidal Giannini, Bekroiti Xikrín e Bep-kó Xikrín

Quarta-feira, 9 de outubro
Mesa 3: 14h às 16h
Bárbara Wagner, Benjamin de Burca e Hugo Oliveira

Encerramento: 18h às 20h
Batalha de slam com Slam Quimera

Feira de Arte Indígena: todos os dias

Veja a programação completa, com as biografias dos participantes, no site do Museu Vale.