
O Teatro Universitário recebe, nos dias 23 e 24 de setembro, a 8ª edição dos Encontros com a Arte Contemporânea. Realizada pelo Museu Vale com apoio institucional da Ufes, o evento convida os vários públicos a aprofundarem reflexões sobre o papel da arte e das humanidades na transformação social, a partir do tema Corpo-território: atos criativos de resistência e reinvenção. A programação reúne mesas de conversas com artistas, pensadores e pesquisadores de diferentes áreas, além de feira de arte indígena e um show com a cantora Letrux.
A entrada para o evento é gratuita e aberta ao público. Para aqueles que desejarem a emissão de certificado de participação, é necessário realizar a inscrição nos links específicos de cada mesa. Veja a programação detalhada e os formulários para inscrição no fim da matéria.
Encontros
A primeira atividade do evento começa às 14 horas, nesta terça-feira, 23, com a mesa CRIA, que reúne a multiartista Olinda Tupinambá e o cineasta e fotógrafo indígena Kamikia Kisedje. A mesa propõe discutir a potência do corpo como território político e criativo, trazendo perspectivas ligadas à ancestralidade e à produção audiovisual. A mediação será da artista visual e pesquisadora Raquel Garbelotti, professora da Ufes e referência em trabalhos que cruzam arte, ecologia e práticas comunitárias.
No mesmo dia, às 17 horas, acontece a mesa de conversa GIRA, com a historiadora Ynaê Lopes dos Santos e o filósofo Renato Noguera, dentro do tema das mudanças climáticas, atravessadas por questões epistemológicas afro-brasileiras. A mediação fica por conta da curadora e pesquisadora Isabella Baltazar, idealizadora do projeto Letra Preta, dedicado à educação e inclusão por meio da arte e da literatura.
A programação segue na quarta-feira, 24, às 17 horas, com a mesa LEVANTE. Nela, Sarita Themônia – persona vivida pela artista trans Gabriela Luz – se une a Berna Reale, um dos grandes nomes da performance no Brasil, em uma conversa sobre a arte como ato de resistência. A mediação será conduzida pela gestora cultural e escritora Gabriela Sobral, que atua em políticas culturais e preservação do patrimônio na Amazônia.

Show e feira de arte
Encerrando a 8ª edição dos Encontros com a Arte Contemporânea, a cantora Letrux sobe ao palco do Teatro Universitário a partir das 20 horas, na quarta, com um show de voz e violão. O espetáculo promete conectar música, poesia e performance, dialogando diretamente com a proposta do evento de provocar reflexão, reinvenção e sensibilidade diante das urgências contemporâneas.
Durante a programação, também será realizada uma feira de arte indígena, com representantes dos povos originários, na terça, das 14 às 18 horas, e na quarta, das 16 às 19 horas.
Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, os Encontros com a Arte Contemporânea reforçam o compromisso da instituição em aproximar a sociedade das discussões urgentes e essenciais por meio da arte e do diálogo.
“O evento, realizado desde 2017, promove diálogos e cruzamentos entre diferentes disciplinas, sempre em sintonia com a arte e a cultura na sociedade brasileira contemporânea. Nosso desejo é de que o público viva uma experiência para além das nossas exposições – só neste ano de 2025 foram quatro. Os Encontros são um espaço de trocas, um convite a refletirmos juntos sobre as transformações sociais e, nesse recorte, também ambientais, que nos atravessam. Mas, sobretudo, representam a chance de imaginar futuros possíveis, em que a arte se afirma como força criativa e coletiva”, explica.
Iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, a oitava edição dos Encontros faz parte da programação nacional da Primavera dos Museus, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano terá o tema Museus e Mudanças Climáticas.
Confira a programação completa e os links de inscrição para emissão de certificados:
Terça-feira, 23 de setembro
Mesa 1: CRIA - Olinda Tupinambá e Kamikia Kisedje (Mediação: Raquel Garbelotti )
Horário: 14h a 16h
Inscrição neste formulário.
Mesa 2: GIRA - Ynaê Lopes e Renato Noguera (Mediação: Isabella Baltazar)
Horário: 17h a 19h
Inscrição neste formulário.
Feira de arte indígena
Horário: 14h a 18h
Quarta-feira, 24 de setembro
Mesa 3: LEVANTE - Sarita Themonia e Berna Reale (Mediação: Gabriela Sobral)
Horário: 17h a 19h
Inscrição neste formulário.
Feira de arte indígena
Horário: 16h a 19h
Show de Letrux - Voz e Violão
Horário: 20h
Foto: Felipe Amarelo