
Quatro servidores da Ufes foram reconhecidos com títulos e comendas em uma sessão solene realizada na Câmara de Vitória na noite desta quinta-feira, dia 11. As honrarias destacam personalidades que se sobressaem em diferentes áreas de atuação e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento social, educacional e cultural da capital capixaba.
O professor do Departamento de Direito Ricardo Gueiros recebeu o Título de Cidadão Vitoriense, destinado a indivíduos que, mesmo não sendo naturais de Vitória, prestam serviços relevantes à cidade e contribuem para o progresso do município. Nascido em Brasília, ele reside na capital capixaba há 28 anos e atua como docente da Ufes desde o ano 2000.
Para Gueiros, a homenagem funcionou como uma “segunda certidão de nascimento”, reforçando seu vínculo afetivo com Vitória. “Desde os primeiros momentos, fui cativado pelas belezas naturais e pela hospitalidade do povo. A honra que recebo agora, por serviços prestados à educação, é um testemunho da minha imersão na cultura capixaba, algo que a Ufes me permitiu vivenciar e aprofundar. Ser reconhecido desta forma não é apenas uma homenagem profissional, mas uma validação da minha história e do meu coração, que agora também pertencem a Vitória”, afirmou ele, que foi indicado pelo vereador Pedro Trés.
A professora do Departamento de Psicologia Luizane Guedes recebeu a Comenda Lula Rocha, concedida a personalidades que se destacam na defesa da dignidade e emancipação do povo negro e da juventude negra. Guedes é a coordenadora institucional da Escola de Conselhos, projeto de extensão que oferece formação continuada a atores sociais responsáveis pela efetivação dos direitos integrais de crianças e adolescentes.
Indicada pelo vereador Professor Jocelino, ela ressaltou a importância do legado de Lula Rocha como referência nacional na luta pelos direitos humanos: “Lula foi um grande amigo. Ele vive em todas as ações de combate à violência, especialmente à violência de Estado, e inspira nossas ações de enfrentamento”.
Atendimento humanizado
Já a professora do Departamento de Clínica Médica Jovana Ciríaco foi agraciada com a Comenda Dr. Carlito Von Schilgen, destinada a profissionais da Medicina que prestam serviços relevantes à comunidade. Médica neurologista, ela está em São Paulo participando do Congresso Mundial de Cefaleia e, por isso, foi representada pelo irmão Doglas Marchesi, professor do Departamento de Clínica Cirúrgica. A indicação foi feita pelo vereador Raniery Ferreira.
“Manter um atendimento humanizado, centrado na pessoa, mas com qualidade e competência técnica é mais que meu dever de professora e médica. Sempre foi e permanecerá como minha missão de vida e meu legado aos alunos e pacientes. Essa homenagem apenas reforça que devo continuar neste caminho”, destacou Ciríaco.
Outra homenageada foi a preceptora da residência médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), Jurama Bitran. Ela foi agraciada com a Comenda Pastor Gedelti Gueiros, concedida a personalidades que se notabilizam na promoção dos valores cristãos, na evangelização, no serviço social e na liderança religiosa, com reconhecimento da sociedade.
Pai de Jurama Bitram, Gedelti Gueiros foi um pastor evangélico, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata. Foi também professor do curso de Odontologia da Ufes entre 1961 e 1986 e faleceu no último mês de julho, aos 93 anos. “Esta homenagem significa muito, já que meu pai conciliou a docência com as atividades eclesiásticas. Ele conseguiu transmitir a mim esse amor pela Ufes e eu tenho a honra de pertencer a essa instituição e levar um pouco do legado dele à frente”, concluiu ela, que foi homenageada pelo vereador Davi Esmael, mas não pôde comparecer à cerimônia.
Fotos: Câmara Municipal de Vitória