A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza nesta quarta-feira, 12, a partir das 18 horas, o 2º Seminário da História dos 190 anos da Ales. A atividade integra as comemorações pelos 190 anos do Órgão e faz parte do projeto de extensão realizado pela Ufes sobre a trajetória histórica da Ales, abordando os modelos de legislativo adotados no Espírito Santo neste período.
O evento acontecerá no Plenário Rui Barbosa, em Vitória, e vai propor uma reflexão sobre o funcionamento do Legislativo capixaba ao longo do século 20, com destaque para o período da Ditadura Militar. A programação, gratuita e aberta ao público, contará com a participação de professores e pesquisadores que abordam diferentes momentos da história política capixaba.
O mestre em História pela Ufes Lucian Cardoso e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/Ufes) Hannah Araújo abrirão as apresentações abordando o tema A Assembleia Legislativa do Espírito Santo entre 1945 e 1964.
Em seguida, o professor do Departamento de História da Universidade Ueber Oliveira falará sobre A Assembleia Legislativa do Espírito Santo no contexto do Regime Civil-Militar de 1964. Na sequência, o professor emérito da Ufes João Gualberto Vasconcellos e o professor Vinicius Borges apresentarão o tema O Cupim e o Diabo: as dinâmicas dos Oposicionistas no Espírito Santo durante a Era dos Militares. A mediação será conduzida pela professora do Departamento de História da Ufes Adriana Campos.
Sobre o projeto
O projeto de extensão 190 anos da Assembleia Legislativa começou a ser desenvolvido em agosto de 2024, quando foi assinado um protocolo de intenções entre a Ufes e a Casa de Leis durante sessão solene realizada no plenário Dirceu Cardoso. Desde então, o trabalho de levantamento de dados históricos da Ales vem passando por etapas como a organização do acervo, sua digitalização e a criação de um inventário que ficará disponível ao público para consulta. As atividades são coordenadas pela professora Adriana Campos, com a colaboração dos pesquisadores João Gualberto Vasconcellos e Kátia Motta.
Saiba mais sobre o projeto nesta matéria produzida pela TV Ufes.
Ciclo
O 1º Seminário, realizado no dia 8 de outubro, abordou as relações da Ales com a sociedade capixaba, desde o Império até a República, e trouxe à tona temas como epidemia de cólera (de 1855-1856 no estado e no país); a estrada de ferro ligando Vitória a Cachoeiro; e o movimento republicano ocorrido durante a Monarquia sob a ótica do Colégio Atheneu Provincial.
O ciclo será encerrado em 10 de dezembro com o 3º Seminário da História dos 190 anos da Ales, que abordará biografias de figuras históricas da Assembleia Legislativa. As doutoras em História Adriana Campos e Kátia Motta falarão sobre Clímaco Barbosa, enquanto João Gualberto resgatará José Coelho dos Santos.
Universidade Federal do Espírito Santo