Seminário gratuito na Ufes debate mudanças e desafios no ensino das Artes

04/08/2025 - 10:54  •  Atualizado 04/08/2025 11:33
Texto: Adriana Damasceno, com informações do Centro de Artes     Edição: Leandro Reis
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Cartaz de divulgação do evento

A partir desta terça-feira, 5, o campus de Goiabeiras receberá professores das redes pública e privada, estudantes de licenciatura, artistas, gestores culturais e outras pessoas interessadas no campo da arte-educação para participarem da 16ª edição do Seminário Capixaba sobre Ensino de Arte (SCEA). Organizado pelo Centro de Artes (CAr), em parceria com o Centro de Educação (CE), o evento, que acontecerá até quinta, 7, terá como tema Percursos Disruptivos e discutirá as transformações recentes no ensino da arte diante de contextos sociais e culturais cada vez mais complexos e desafiadores.

O XVI SCEA é gratuito e quem se interessar em participar deve se inscrever pela plataforma do evento até o início do credenciamento, que será das 16 às 18 horas. As atividades do seminário incluem conferências, comunicações orais, exposições, apresentações culturais, lançamento de livros e rodas de conversas, que acontecerão entre 18 e 22 horas.

Discussões

A conferência de abertura, cujo tema é Política e Formação de Professores, acontecerá no Cine Metrópolis. Já o restante da programação do evento, que inclui uma série de atividades voltadas à promoção do conhecimento, à troca de experiências e ao fortalecimento das redes de ensino e pesquisa, será realizado no Auditório do CAr. Dentre os assuntos a serem discutidos, estão a precarização do trabalho docente, os desafios da formação continuada, as práticas interdisciplinares e o papel das artes na formação humana.

Segundo a diretora do CAr, Larissa Zanin, as discussões propostas dialogam diretamente com práticas que ocorrem tanto nas escolas quanto em centros culturais, coletivos artísticos, organizações comunitárias e espaços de educação informal. “A intenção é evidenciar que o ensino da arte ultrapassa as barreiras da sala de aula, envolvendo uma complexa rede de experiências, afetos, territórios”, explica.

Um dos destaques deste SCEA é a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que oferecem cursos de licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. “Essa presença amplia a dimensão do evento e favorece a construção de redes interinstitucionais voltadas ao fortalecimento da formação de professores em Arte”, avalia Zanin.

Referência

O SCEA é um evento bienal criado em 1993 e, ao longo dos anos, consolidou-se como um espaço de formação inicial e continuada para arte-educadores, reunindo participantes de todo o país e tornando-se referência nacional na discussão sobre políticas públicas e práticas pedagógicas no campo da arte-educação. Durante sua trajetória, o seminário tem dialogado diretamente com os contextos políticos e sociais do Espírito Santo, buscando valorizar as culturas locais, defender a educação pública de qualidade e reconhecer os saberes produzidos nos territórios populares.

Zanin destaca que o XVI SCEA mantém o compromisso com a valorização das múltiplas expressões culturais presentes no território capixaba e com o fomento do diálogo entre saberes acadêmicos e populares: “A proposta de Percursos Disruptivos parte da necessidade de se repensar as metodologias tradicionais de ensino e enfrentar os desafios que se impõem na educação básica, sobretudo diante das mudanças curriculares recentes, como a implementação da BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e dos debates em torno da diversidade, da inclusão, da decolonialidade e da justiça social”.

O XVI SCEA acontece com apoio institucional da Ufes e das secretarias municipais e estadual de Educação.

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