Semana do Conhecimento: Visitantes conhecem cursos da área de saúde e projetos de extensão no campus de Maruípe

07/10/2025 - 18:20  •  Atualizado 10/10/2025 18:14
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de estudantes ouvindo informações em um estande do curso de Fonoaudiologia

O conhecimento produzido em salas de aula e laboratórios tomou conta do estacionamento do Restaurante Universitário do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes nesta terça-feira, 7, durante a Mostra de Profissões e a Jornada de Extensão e Cultura. Os eventos, que integram a Semana do Conhecimento da Ufes, acontecem até esta quarta-feira, 8, das 8 às 16 horas, no campus de Maruípe. A Mostra de Profissões também acontece no campus de Goiabeiras.

O diretor do CCS, Helder Mauad, destacou: “É uma alegria para nós receber três eventos: ontem foi a Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação – um sucesso – e hoje, pela primeira vez, nós estamos juntando a Jornada de Extensão e Cultura à Mostra de Profissões. O CCS é um dos centros que mais tem projetos de extensão universitária, em que pese que estão hoje aqui projetos da Ufes como um todo. Então, é muito bom vermos inúmeros estudantes do Ensino Médio e a comunidade em geral conhecendo os cursos e  as profissões, olhando o que está sendo feito na Ufes. Espero que isso se repita nos próximos anos, porque realmente são dias de festa”.

A professora Joaciara Patrocínio, da Escola Coronel Gomes de Oliveira, do município de Anchieta, acompanhou a caravana de 70 estudantes do Ensino Médio à Ufes. O grupo passou pelos campi de Goiabeiras e de Maruípe. “A gente traz os alunos do terceiro ano para que eles tenham contato com os cursos e a Universidade, esperando que isso os ajude na definição das carreiras a seguir”.

Imagem
Estudante ouvindo informações sobre o curso de Odontologia, diante do modelo de um dente
Júlia Terra, à direita, ouviu informações sobre o curso de Odontologia

Com Patrocínio estavam seus alunos Josué Nunes e Jasmini Pego. “É ótima a experiência de ficar perto da profissão e do curso que a gente quer, pois ano que vem é a gente aqui. Eu não havia tido contato com nenhuma universidade federal ainda”, disse Nunes. “É uma experiência única, saber como funciona uma instituição federal, à qual todo mundo pode ter acesso pelo Enem”, reforçou Pego. Ambos pretendem concorrer às vagas para Medicina.

Experiência

A orientação aos estudantes é feita por graduandos dos cursos na Ufes, sob orientação de docentes. “Eu fico muito honrada de estar aqui participando da Mostra de Profissões, pois nessa fase de saída do Ensino Médio há muitas dúvidas – os alunos ficam receosos porque estão decidindo o seu futuro. Então, estar aqui passando um pouco do conhecimento sobre o meu curso é muito gratificante, assim como mostrar as experiências que a gente tem na Universidade”, afirmou a estudante do 5º período de Fisioterapia Ayla Guarnier.

Júlia Terra, aluna do 3º ano da Escola Ary Parreiras, localizada em Cariacica, ouviu atentamente as informações sobre o curso de Odontologia. “Está sendo maravilhoso, as meninas explicam super bem sobre o curso. Desde pequenininha sonho em fazer Odonto, sou apaixonada pelo curso e hoje aprendi sobre a anatomia do dente”, contou, já sonhando em ser caloura da Ufes no próximo ano.

Imagem
Foto de uma estudante aprendendo a fazer massagem cardíaca
Os visitantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre primeiros socorros

A professora Márcia Almeida, coordenadora do Colegiado de Enfermagem, salientou as diferentes áreas de atuação dos egressos do curso. “Enfermeiros e enfermeiras trabalham com urgência e emergência, saúde sexual e reprodutiva, consultas de enfermagem, então é um campo diverso de atuação que nós temos para mostrar aos alunos do Ensino Médio”, disse ela. Neste ano, além dos estandes na área externa do CCS, estão acontecendo visitas guiadas aos laboratórios e ao prédio do Departamento de Enfermagem. O curso, que completará 50 anos em 2026, foi o primeiro a ser aberto na área de enfermagem no Espírito Santo.

Pais de alunos

Os eventos também atraíram pais de alunos. Leandro Calil acompanhava sua filha Helena, que ainda está definindo sua área de interesse. “Ela está na dúvida se vai seguir a área de saúde, de ciências humanas ou de negócios. Então essa mostra é interessante para que os estudantes conheçam as oportunidades, o campus, a estrutura e a proposta de cada curso”, resumiu.

A Semana do Conhecimento realizada pela Ufes é vinculada à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que neste ano aborda o tema Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.    

 

Fotos: Ana Oggioni e Sueli de Freitas

Categorias relacionadas