Semana do Conhecimento: Mostra de Profissões recebe 8 mil estudantes no campus de Goiabeiras

08/10/2025 - 17:27  •  Atualizado 12/10/2025 23:17
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos estudantes em frente ao Teatro Universitário

Cerca de 8 mil estudantes de escolas de todo o Espírito Santo movimentaram o campus de Goiabeiras durante os dois dias da Mostra de Profissões, que encerrou sua programação nesta quarta-feira, 8. Interessados nas atividades e nas instalações dos cursos de graduação ofertados pela Ufes, os futuros universitários buscaram informações sobre as carreiras profissionais que pretendem seguir, atentos às apresentações dos monitores nas estruturas montadas pelos centros de ensino do campus.

Evento que integra a programação da Semana do Conhecimento, a Mostra de Profissões exerce papel fundamental na vida escolar dos estudantes do ensino médio, segundo a pró-reitora de Graduação, Regina Godinho. “A Mostra de Profissões auxilia os estudantes a fazerem escolhas mais conscientes sobre seu futuro profissional. Além disso, a Mostra tem papel social na articulação entre a Universidade e a comunidade externa, considerando a democratização do acesso ao ensino superior e o fortalecimento dos laços da Ufes com a sociedade”, afirmou a pró-reitora.

Colegas de sala do 2º ano na Escola Hilda Miranda Nascimento, da Serra, Hilary Cristina e Maria Eduarda Paranhos ficaram impressionadas com o tamanho do campus de Goiabeiras, que nunca tinham visitado. Embora não tenha decidido em qual curso pretende ingressar, Hilary está inclinada para a área das Engenharias.

“Vim para ver o que me chama mais a atenção e a Engenharia Mecânica virou o meu foco. Tenho familiares que trabalham na área e eles falam muito bem do curso. Vou me preparar muito para tentar no ano que vem”, disse a estudante. Já a colega, que sempre preferiu a área da saúde, ficou entusiasmada com a apresentação do curso de Publicidade e Propaganda. “Fizeram uma dinâmica sobre logos e marcas com a gente e fiquei muito animada”, afirmou Maria Eduarda.

Foto de estudantes no estande do curso de Publicidade e Propaganda

Novas perspectivas

Estudante do 2º ano da Escola Clotilde Rato, da Serra, Emanoel Junyo quer ser professor de História. Ele já tinha visitado o campus de Goiabeiras uma vez, para um trabalho de biologia no Museu de Ciências da Vida (MCV), mas a Mostra de Profissões “abriu sua mente”, segundo ele.

“Foi uma experiência fantástica. Vi as apresentações de Filosofia e de História e decidi por História. Gosto muito de me comunicar e de aprender sobre o passado e o futuro, porque o passado reflete no nosso futuro. As apresentações do pessoal dos cursos deram ainda mais entusiasmo para quem está chegando”, disse Emanoel.

Seu colega Bruno Angelo da Silva, também estudante do 2º ano da Escola Clotilde Rato, já está na sua segunda edição da Mostra de Profissões. Antes indeciso entre diversas áreas, de Odontologia a Arquitetura e Urbanismo, desta vez ele foi firme na escolha. “Fui ao CT [Centro Tecnológico] e vi várias explicações, então agora quero Engenharia Civil”, afirmou. Ele prometeu que, a partir desta quarta, vai focar os estudos no campo das Ciências Exatas: “Gosto de entender e buscar respostas para as coisas. Queria entender como uma pilastra fica firme, por exemplo, ou para que servem os cálculos”, disse.

Imagem
Estudantes na apresentação do curso de Psicologia

Oportunidade

Professor de Física da Escola Liceu Muniz Freire, de Cachoeiro de Itapemirim, Cassiano Ricardo Mardegan vê na Mostra de Profissões uma porta de entrada para os estudantes, sobretudo de escolas públicas, no mundo universitário. “Queremos inserir os estudantes na universidade pública e mostrar que a ciência está presente em tudo. E mostrar também que eles, alunos de escolas públicas, podem sonhar em fazer uma universidade e não ser apenas ‘mais um’ no mercado de trabalho”, afirmou.

Mardegan, que concluiu mestrado recentemente no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) da Ufes, quer que seus alunos sigam seu exemplo. “Precisei fazer mestrado para entrar aqui. Quando vim pela primeira vez, tive um brilho no olho e quero que eles tenham também”, disse.

Neste ano, a Mostra de Profissões recebeu inscrições de 418 escolas de todo o Espírito Santo. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), cerca de 10 mil estudantes visitaram os campi de Goiabeiras e de Maruípe durante os dois dias de evento.

Estudantes no Cine Metrópolis vendo uma apresentação sobre a Ufes
Apresentação sobre a Ufes no Cine Metrópolis

Programação até sexta

A Semana do Conhecimento segue no campus de Goiabeiras até esta sexta-feira, 10. Nesta quinta, 9, tem início a Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação, que acontece nas quadras do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), a partir das 8h30, até sexta.

Já a Jornada Integrada de Extensão e Cultura promove minicursos e oficinas nesta quinta, além da exposição A Métrica do Corpo Humano, no MCV, até sexta-feira. A Mostra de Ciências também segue com atividades até o fim da semana.

Toda a programação da Semana do Conhecimento é gratuita e aberta ao público. Veja a programação completa nos quatro campi no site oficial do evento.

A Semana do Conhecimento realizada pela Ufes é vinculada à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que neste ano aborda o tema Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.

Fotos: Ana Oggioni e Leandro Reis

Categorias relacionadas