O Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, divulgado esta semana, consolidou a posição da Ufes no rol das 30 melhores instituições brasileiras de ensino superior, entre 204 avaliadas. A Universidade ficou em 22º lugar entre as instituições públicas e em 23º lugar no ranking geral, que considera universidades públicas e privadas.
Um total de 37 cursos da Ufes participaram desta edição do RUF, sendo que 30 foram avaliados como os melhores (1º lugar) do Espírito Santo: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Plástica e Visuais, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Computação, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Química e Serviço Social.
Desses, 12 estão entre os 30 melhores do país: Agronomia (21º), Biologia (25º), Ciências Contábeis (26º), Direito (17º), Educação Física (24º), Engenharia Ambiental (13º), Engenharia Mecânica (29º), Geografia (29º), História (26º), Letras (28º), Pedagogia (29º) e Serviço Social (21º). A nota geral da Ufes no ranking foi de 83,58, em uma escala de zero a cem.
"Esses resultados mais uma vez vem confirmar a potencialidade da Ufes na formação de qualidade ofertada aos nossos estudantes e egressos. É necessário registrar que a Ufes oferece formação em 107 cursos de graduação e 66 cursos de pós-graduação, além de ações de extensão e de inovação, o que demanda investimentos significativos na estrutura para a manutenção desse contingente, por exemplo", afirma a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni.
Outras instituições
Das 30 primeiras instituições de ensino classificadas no ranking RUF 2025, 28 são públicas. O primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Criado pelo jornal Folha de São Paulo, o Ranking Universitário Folha é uma avaliação nacional de todas as universidades ativas do país, que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha com empregadores e com professores considerando cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação). No ano de 2025, o RUF incluiu dois novos indicadores: impacto de citações ponderado (substituindo o indicador de citação por publicação) e o percentual de docentes estrangeiros (substituindo as citações internacionais por docentes).
Universidade Federal do Espírito Santo