Os Restaurantes Universitários (RUs) da Ufes terão um cardápio diferenciado nesta sexta-feira, 19, para marcar o encerramento das atividades do ano. Confira:
• Goiabeiras e Maruípe: fricassê de frango, almôndegas ao sugo e arroz temperado (milho, bacon, linguicinha e uvas passas);
• Alegre e Jerônimo Monteiro: pernil ao molho barbecue e canjiquinha;
• São Mateus: frango ao molho, hambúrguer de soja e batata doce assada.
A partir de sábado, 20, até 2 de janeiro de 2026, todas as unidades estarão fechadas para intervenções de infraestrutura. Segundo a Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR), o período de baixa estocagem de alimentos e ausência de público (devido ao recesso acadêmico) será aproveitado para a realização de manutenções, a fim de garantir a segurança e a qualidade do serviço.
“No campus de Goiabeiras, o foco será na manutenção predial da área de cocção, verificação e reparos nos telhados e manutenção mecânica, elétrica e estrutural e manutenção nas câmaras frias. No campus de São Mateus também faremos a manutenção das câmaras frias e do esgotamento total, com avaliação e limpeza das fossas de gordura. Já no campus de Alegre, o foco será na manutenção das juntas de dilatação na área de cocção, impermeabilização de pisos de câmaras frias e modernização do sistema elétrico”, detalha o diretor de Gestão de Restaurantes, Iury Pessoa. ”Essas ações visam garantir que, ao retornarmos, as instalações estejam mais seguras e eficientes para atender a comunidade”, completa.
Os restaurantes universitários os campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus voltarão a funcionar no dia 5 de janeiro. Já as unidades de Alegre e Jerônimo Monteiro retornarão no dia 7, devido a um feriado local. Todos seguirão um cronograma especial de férias e, de 5 a 20 de janeiro, fornecerão apenas almoço, de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h30. A partir de 21 de janeiro, quando recomeçam as atividades do semestre letivo 2025/2, os restaurantes voltarão a atender para almoço e jantar, nos horários regulares.
Conquistas
O diretor da DGR afirma que o ano de 2025 foi um divisor de águas para a política de alimentação na Ufes. Segundo ele, graças ao empenho da gestão e ao apoio da comunidade, foram implementadas mudanças necessárias, como a expansão das refeições, a melhoria da qualidade no cardápio e a modernização do acesso.
“Universalizamos o jantar, com a implantação do serviço em Maruípe, Alegre e Jerônimo Monteiro; e iniciamos o serviço de café da manhã e almoço aos sábados em Alegre e Jerônimo Monteiro; além de ofertarmos almoço em alguns sábados, em Goiabeiras. Também retomamos a oferta de suco e sobremesa, e ampliamos as opções de salada”, enumera.
Iury pessoa destaca ainda a implantação do acesso eletrônico (biometria e catraca) em todos os RUs, a ampliação do formato de compra de créditos, e a climatização dos refeitórios de Alegre, Jerônimo Monteiro e São Mateus. “Fizemos uma ampla reforma estrutural, manutenção e substituição de equipamentos sem paralisar os serviços”, lembra.
Outras mudanças foram a instalação de monitores de TV nos salões para a divulgação de informes de Assistência Estudantil, o lançamento de uma pesquisa de satisfação, a promoção de música ao vivo e a realização de uma campanha participativa para a escolha da nova logomarca e da fachada dos RUs com projetos exclusivos de estudantes.
*Informações atualizadas em 18/12/2025 às 18h20.
Universidade Federal do Espírito Santo