A Ufes recebeu, na manhã desta quarta-feira, 3, a visita oficial de representantes do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, que coordena as atividades dos estados da Bahia e do Espírito Santo. A adida de Cultura, Kaitlin Turck, e a assessora cultural, Carla Waehneldt, se reuniram com o reitor Eustáquio de Castro para tratar de temas relacionados à mobilidade e à cooperação acadêmica internacional.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Administração, Roney Pignaton; a superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala; o secretário de Relações Internacionais, Felipe Guimarães; a chefe da divisão de Acordos de Cooperação, Maria José Pontes, e a chefe da Divisão de Línguas, Christie Vieira, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI); o chefe do Departamento de Informática, Magnos Martinello; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), Thiago dos Santos; e os coordenadores do Laboratório de Internet e Ciência de Dados (Labic), Fábio Goveia e Fabio Malini.
As representantes foram recebidas na sala de reuniões da Reitoria, onde assistiram a uma apresentação das atividades desenvolvidas na Ufes, entre cursos ofertados, projetos de extensão e pesquisas realizadas nos quatro campi da Universidade. A exposição foi conduzida por Felipe Guimarães, que abordou também programas de assistência estudantil oferecidos, ações afirmativas e os acordos internacionais que a Ufes mantém com diversos países.
O reitor afirmou que a Ufes vem se consolidando como referência nos campos de inteligência artificial, saúde e ciências oceânicas, citando alguns projetos em andamento, e destacou que a Universidade está de portas abertas para novas parcerias em todas as áreas do conhecimento.
“Estamos criando um núcleo de inteligência artificial. Temos projetos nas áreas de agricultura, saúde e ciências oceânicas. A parte de adaptabilidade climática é outra área que atuamos com excelência, inclusive com um projeto ao lado do governo estadual para montar planos específicos de enfrentamento à mudança no clima para todos os municípios capixabas. Há ainda projetos de monitoramento de redes e monitoramento da biodiversidade, em que coordenamos um grupo de 40 universidades brasileiras”, disse o reitor.
Inovação, energia e IA
Em sua primeira visita oficial à Vitória, Kaitlin Turck enfatizou o interesse do Consulado em renovar vínculos e estabelecer novas parcerias com a Ufes nas áreas de inovação, energia e inteligência artificial (IA).
“Há muitas pesquisas interessantes na Ufes em inovação e tecnologia”, disse ela, que se surpreendeu com a informação de que programas de pós-graduação nas engenharias Elétrica e da Computação já ofereceram disciplinas ministradas em inglês. “A Ufes está em outro nível, porque falamos com muitas universidades que não ensinam em inglês”, disse Turck.
A assessora cultural do Consulado, Carla Waehneldt, reiterou o desejo de “estreitar laços” com a Ufes a partir de intercâmbios e colaborações em pesquisas. “Queremos saber onde e como estão sendo aplicados os conhecimentos na parte de energia e de inteligência artificial, por exemplo”, afirmou.
Após a reunião, as representantes do Consulado visitaram as instalações do data center recém-reformado da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); do Supercomputador Atena; do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) e do LabSensores, vinculados ao Centro Tecnológico (CT); dos laboratórios do Espaço Empreendedor, gerido pela Superintendência de Projetos e Inovação (Spin); do Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software (LabNerds), ligado ao CT; e do Laboratório de Internet e Ciência de Dados (Labic), vinculado ao Departamento de Comunicação Social (DepCom).
Para o secretário de Relações Internacionais, o diálogo com os Estados Unidos tende a se aprofundar ainda mais a partir da visita. “A cooperação da Ufes com os Estados Unidos é uma ação de longa data e compreende principalmente as áreas de tecnologias, comunicação, ciências da vida e linguagens. A visita foi uma boa oportunidade para elas conhecerem as pesquisas e ações mais recentes da Universidade nessas áreas”, disse Felipe Guimarães.
Fotos: Leandro Reis e SRI
Universidade Federal do Espírito Santo