
Estreitar ainda mais os laços com o Brasil por meio de convênios entre as universidades nas mais diversas áreas do conhecimento: esse foi o objetivo de uma comitiva do Consulado Chinês ao visitar a Ufes no final da manhã desta terça-feira, 27. Eles foram recebidos pela vice-reitora Sonia Lopes e ofereceram o consulado como ponte para o diálogo entre a Ufes e as universidades da China.
“Temos uma forte intenção em intensificar esse intercâmbio com as universidades chinesas. Estamos aqui para tratar de todos os pontos possíveis para apresentarmos ao grupo que irá compor o acordo de cooperação – não só no aprendizado do mandarim, que é uma grande demanda, mas também no aprendizado da rica cultura da China. Estou muito feliz em recebê-los”, disse a vice-reitora.
Entre os membros da comitiva do país asiático, estavam a consulesa geral da China no Rio de Janeiro, TianMin; a vice-consulesa Can Zeng; o conselheiro Jin Yanhui; e o correspondente da Agência de Notícias Xinhua no Rio de Janeiro, Zhao Yan.
“A China é o maior parceiro comercial do Brasil e o Brasil é o primeiro país da América Latina com parceria estratégica com nosso país. Queremos ir além, para um futuro compartilhado e mais justo e sustentável. Esse é o melhor momento histórico para isso”, disse TianMin.

Além da vice-reitora Sonia Lopes, participaram do encontro com a comitiva chinesa a chefe de gabinete da Reitoria, Ana Paula Bittencourt; o diretor de Relações Interinstitucionais da Universidade, Gustavo Cardoso; a chefe da Divisão de Acordos de Cooperação da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Maria José Pontes; a secretária executiva da SRI, Christie Zon; e o coordenador do Núcleo de Línguas, Mário Cláudio Simões.
Em outubro do ano passado, dois professores da Ufes fizeram uma visita técnica à Universidade Politécnica de Shenzhen (SZPU), com a qual a Ufes já tem parcerias. O objetivo da missão é estender para as áreas tecnológicas a colaboração que já existe no campo dos idiomas.
Fotos: Jaqueline Vianna