Reitor da Ufes visita projeto de preservação de manguezal desenvolvido por escola em Nova Almeida

08/10/2024 - 17:43  •  Atualizado 08/10/2024 18:07
Texto: Thereza Marinho, com informações da Secretaria de Estado da Educação
Foto do reitor da Ufes na área do manguezal falando para três estudantes. Na foto também aparece um senhor de camisa vermelha.

O reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, visitou nesta terça-feira, 8, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio José Peixoto Miguel, em Nova Almeida, para conhecer o projeto de educação ambiental na área de manguezal próxima ao rio Reis Magos, desenvolvido pela unidade de ensino. Durante a visita, o reitor também falou aos estudantes do 3º ano do ensino médio sobre formas de ingresso na Ufes, políticas de assistência estudantil e projetos desenvolvidos pela Universidade, e respondeu a perguntas dos alunos.

Segundo os professores, o projeto foi desenvolvido com a proposta de levar a Universidade para dentro da escola a fim de promover a integração entre os diferentes níveis da educação e estimular o aparecimento de novos pesquisadores, além de apresentar um projeto de educação e preservação ambiental que é desenvolvido no manguezal em parceria com entidades locais.

Após a apresentação, Eustaquio de Castro visitou a área onde o projeto é desenvolvido, na companhia de estudantes e professores.

Imagem
Foto do reitor no meio da sala de aula, falando os alunos do 3º ano do Ensino Médio

“Foi uma experiência muito gratificante poder conhecer esse projeto de conscientização ambiental e também levar um pouco do que é a Ufes para esses jovens. Percebemos que há um interesse grande sobre o universo acadêmico e nossa proposta foi mostrar que ingressar na Universidade é possível e que a instituição está aberta não só para recebê-los, como também para criar condições para que eles permaneçam e concluam sua graduação com qualidade", afirmou o reitor.

Plantio de mudas

O projeto de preservação do manguezal envolve várias ações desenvolvidas pela comunidade escolar. No dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, estudantes e professores realizaram o plantio de 50 mudas de pau-brasil, a fim de promover o reflorestamento da região em torno do mangue da nascente do rio Reis Magos.

A iniciativa teve o objetivo de promover o aprendizado de forma interativa e auxiliar no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, monitoramento ambiental e reflexão sobre o impacto das ações humanas no planeta.

Além do plantio de mudas, na ocasião foi criada a Estação de Monitoramento do Mangue, que realizará de forma contínua pesquisas sobre a qualidade da água e a fauna local, sempre com foco na preservação ambiental.

A ação foi desenvolvida pela escola em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria de Meio Ambiente de Fundão.