
Nesta sexta-feira, 5, o projeto de extensão da Ufes Som na Sexta proporcionará ao público a oportunidade de apreciar o repertório executado por um conjunto composto por flauta, oboé, trompa, fagote e clarineta. A atração, gratuita e aberta ao público, será o conjunto formado por instrumentos de sopro do Quinteto 5 Linhas, que se apresenta a partir das 18 horas na sede do Instituto Marlin Azul (IMA), que funciona na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, no bairro Jardim da Penha, em Vitória.
O Quinteto 5 Linhas é integrado por Danilo Klem (flauta), Jonathan Yoshikawa (oboé), Guilherme Catão (trompa), Deyvisson Vasconcelos (fagote) e Cristiano Costa (clarineta), instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). Os músicos prepararam um repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Benedito Lacerda.
Nesta 15ª edição, a programação terá também o lançamento do catálogo digital da exposição Estéticas em Trânsito, publicação organizada por estudantes de pós-graduação da Ufes que reúne obras, artistas e reflexões sobre a mostra, realizada entre abril e maio na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP/Ufes).
Organizado pelos artistas Luciano Tasso e João Cóser, o catálogo digital será projetado durante o evento, apresentando imagens das obras e textos dos artistas participantes da mostra, além de contribuições da coordenadora da galeria, Cláudia França, e da diretora do Centro de Artes (CAr/Ufes), Larissa Zanin. A exposição, que teve curadoria da mestra em Artes pela Ufes Michele Medina, reuniu trabalhos de 21 artistas contemporâneos e integrou a programação do XI Colóquio de Arte e Pesquisa (Colartes), evento acadêmico anual que se consolidou como referência para pesquisas e produções artísticas e bibliográficas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes).
Preservação
Para o doutorando João Cóser, mais do que um registro, o e-book representa um marco na preservação e na difusão da experiência coletiva que foi o Colartes: “A publicação garante que as práticas artísticas apresentadas alcancem novos públicos e se tornem fonte de pesquisa e inspiração para futuras gerações. A parceria com o projeto Som na Sexta amplia o sentido do lançamento, aproximando as artes visuais das práticas musicais e das trocas culturais que o Som na Sexta promove de forma contínua. Trata-se de um gesto de encontro e transversalidade entre linguagens, fortalecendo a ideia de que a arte se constrói no diálogo vivo com o público”.
Segundo o coordenador geral do XI Colartes, Luciano Tasso, o IMA é o local mais apropriado para o lançamento do catálogo virtual por ser um espaço que se preocupa em valorizar, formar, produzir e difundir as produções artísticas, além de preservar o patrimônio cultural e as raízes brasileiras. “Convido a todos para desfrutarem a estética dos trabalhos, refletirem sobre os conceitos que trazem e se perguntarem de que forma eles nos emocionam, nos transformam enquanto pessoas e nos fazem entender como sociedade”, ressalta ele, que também é estudante de doutorado do PPGA.
Sobre o projeto
O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o PPGA da Ufes, e do desejo comum de promover encontros musicais informais, sempre na primeira sexta-feira de cada mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais. O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas.
Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem a coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Costa. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.