O projeto Ofício febril: primeiras impressões, vinculado ao Departamento de Artes Visuais da Ufes, realiza na sexta-feira, 15, as palestras Impressão tipográfica: da história à contemporaneidade, com o professor Ricardo Esteves; e Quando os tipos se movem, com os artistas e coordenadores do projeto Aline Dias e Diego Rayck. O evento será realizado a partir das 16 horas, no Auditório do Centro de Artes (prédio Cemuni IV, campus de Goiabeiras) e é aberto ao público.
As falas apresentarão a jornada da tipografia com os tipos móveis desde sua origem, no século XV, até sua consolidação como principal técnica de reprodução gráfica textual. Segundo os organizadores, a conversa convida a pensar sobre como a impressão tipográfica tradicional é ressignificada na contemporaneidade, com novos usos e valores simbólicos no campo do design, da arte, da cultura material e da tecnologia digital.
No evento, Aline Dias e Diego Rayck apresentarão também o projeto Ofício febril, que contempla a formação de uma oficina tipográfica no Departamento de Artes Visuais da Ufes, com atividades de formação, produção e difusão de experimentações gráficas por estudantes, professores e artistas. Eles falarão sobre o encontro dos artistas e professores com o processo de composição e impressão com tipos móveis, entre o trabalho preparatório, o histórico da constituição da oficina, a restauração de equipamentos, as rotinas de trabalho e as primeiras ações realizadas, incluindo oficinas e ações de difusão do trabalho fora da Ufes, quando a tipografia foi levada à praia e ao museu.
Além das palestras, o projeto prevê a realização de oficinas formativas com convidados, produção artística em processos gráficos com oito artistas e uma semana de ateliê aberto à visitação. Os eventos serão abertos ao público e contarão com oportuna divulgação.
Sobre os palestrantes
Aline Dias e Diego Rayck são artistas e professores no Departamento de Artes Visuais da Ufes desde 2016, além de membros da Rede Latinoamericana de Cultura Gráfica. Coordenam os projetos de extensão Escrita em artes e de pesquisa Ofício Febril, propondo e desenvolvendo experiências de escrita em desenho, gravura e tipografia com tipos móveis.
Ricardo Esteves é mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj) e graduado em Desenho Industrial pela Ufes. Professor da Instituição desde 2011, desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de design de tipos, design editorial e design da informação, integrando o Laboratório de Projetos de Design da Ufes – ProDesignUfes. É autor do livro O Design Brasileiro de Tipos Digitais: a configuração de um campo profissional.
Universidade Federal do Espírito Santo