O programa Mais Ciência na Escola Capixaba (+CNEC), coordenado pela Ufes em parceria com o governo federal e o governo do Espírito Santo, realiza neste sábado, 20, o lançamento estadual do Programa e o I Workshop do +CNEC. O evento será realizado das 8h30 às 17h30, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever por meio do perfil @maisciencianaescolaes no Instagram.
O +CNEC implantou 30 laboratórios makers (LabMakers) em escolas da rede pública de 17 municípios capixabas e pretende, nesse workshop, reunir as equipes gestoras desses espaços e os 300 estudantes bolsistas para comemorar a implantação dos laboratórios nas escolas participantes. O evento vai contar com a palestra Pós-verdade, negação da Ciência e questões contemporâneas a serem enfrentadas, com o professor Ernani Rodrigues, e as oficinas LabMaker na Cidade Acessível, com o professor Renato Frosch, e Gestão de Laboratórios, com a professora Ketney Santos, além de rodas de conversa com relatos de experiências de tutores convidados.
O +CNEC é desenvolvido com o objetivo de promover a ciência e a tecnologia nas escolas públicas do estado, com foco na promoção do letramento digital e da educação científica. Após a implantação dos 30 LabMakers (20 em escolas estaduais e dez em municipais), o projeto passa para a fase das oficinas que vão orientar e capacitar os 30 Clubes de Ciências que foram formados nas instituições, compostos de um professor-tutor e dez estudantes, todos bolsistas.
Inovação
Os LabMakers são espaços equipados com impressoras 3D, canetas 3D, telescópios, kits de robótica, cortadoras a laser e diversas outras ferramentas tecnológicas, para que estudantes possam colocar em prática suas ideias e projetos inovadores.
O projeto ainda oferece formação continuada para docentes e oficinas práticas com especialistas convidados, por meio da Universidade Aberta Capixaba (Unac), com o objetivo de estimular o interesse de estudantes por carreiras científicas e tecnológicas, além de fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no estado.
Sobre o projeto
O projeto Mais Ciência na Escola Capixaba, que teve início em novembro de 2024, tem duração de 30 meses, com encerramento previsto para o primeiro semestre de 2027. Ele faz parte do programa nacional Mais Ciência na Escola, do governo federal, que está sendo implementado em todas as unidades da federação, em mil escolas públicas, e é financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No Espírito Santo, o projeto ganhou um diferencial único no país: um financiamento adicional de cerca de 25% feito pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), totalizando R$ 3,9 milhões.
Universidade Federal do Espírito Santo