Pinturas, esculturas e outras obras de arte em diversas linguagens compõem a exposição Coletivos de Pesquisa em Artes Visuais, aberta ao público na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), localizada no campus de Goiabeiras. A exposição reúne obras de grupos de pesquisa e extensão em artes visuais que atuam sob a coordenação de professores da Ufes, tendo como participantes docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, e egressos da Universidade, além de colaboradores de outras instituições.
Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até o dia 16 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas. A partir do dia 19 e até 27 de março, a galeria estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Agendamentos de visitas em grupos podem ser feitos pelo e-mail educativogaleria.secult@ufes.br.
Arte contemporânea
Com curadoria dos professores Yiftah Peled e Daniel Hora, os trabalhos selecionados partem de materiais diversos, como tecido, papel, madeira, metal e plástico. “Os grupos de pesquisa e extensão que se inscreveram apresentam obras que refletem sua atuação no campo expandido da arte contemporânea”, afirma Daniel Hora. Na galeria, o público poderá apreciar desenhos, gravuras, bordados, pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos, registros de processos e um programa de apresentação de performances.
Exibem seus trabalhos artistas-pesquisadores ligados aos grupos Corpos Sensíveis na Antropocena; Criatividade, Educação e Arte; Estudos da Paisagem; Práticas e Processos da Performance; Processos Criativos em Gravura; e Laboratório de Ecopoéticas.
Homenagem
A exposição também faz uma homenagem ao professor Marcos Martins, do Centro de Artes (CAr). Falecido em setembro de 2025, Martins, que era professor especializado em escultura, se envolveu na concepção e na organização inicial da proposta expositiva.
“Ele sempre foi um professor muito generoso. Acompanhava os trabalhos artísticos dos alunos e ficava às vezes até tarde da noite montando as exposições”, diz Yiftah Peled, que colaborou em diversos projetos com Martins.
Além de sua participação na concepção da mostra, Martins integra a exposição com obras em dois grupos de pesquisa. “Era um artista reconhecido em Fortaleza, sua cidade natal, e aqui também. Estamos programando a incorporação de trabalhos dele no Acervo da Gaeu. Essa incorporação afirma o legado artístico que ele deixou”, afirma Peled.
Fotos: Leandro Reis
Universidade Federal do Espírito Santo