
Pesquisas sobre o uso da fotografia na educação desenvolvidas pelo professor e pesquisador do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Ufes e fotógrafo Humberto Capai (foto) foram apresentadas durante o XI Taller Internacional de Fotoperiodismo (Congresso Internacional de Fotojornalismo), promovido pelo Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, em Havana (Cuba). O congresso reuniu jornalistas, fotojornalistas, designers, comunicadores e outros profissionais latino-americanos.
O evento teve como objetivo atualizar e ampliar conhecimentos teóricos, práticos e artísticos, além de outros fundamentos essenciais para a composição e interpretação e utilização de imagens.
No congresso, Capai compartilhou com os participantes sua experiência de incorporar na formação de docentes a fotografia como elemento de diálogo. Em sua palestra, o professor e pesquisador – que por meio de livros e exposições, aborda aspectos da cultura e da religiosidade – destacou as possibilidades que a fotografia oferece para dialogar e provocar questionamentos relacionados às necessidades e dimensões da realidade.
“Trabalhamos novas linguagens da fotografia sob a perspectiva de Paulo Freire, que usou a imagem e a fotografia como elemento dialógico essencial para a Educação”, afirma.
O evento aconteceu entre os dias 30 de junho e 4 de julho.
Imagem: Prensa Latina