Pesquisas e tecnologias em Coffea canephora serão tema de simpósio no campus de São Mateus

05/09/2025 - 16:41  •  Atualizado 09/09/2025 11:08
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Tomar café ao acordar, em uma reunião de negócios ou num encontro entre amigos reflete a cultura do brasileiro. Para aperfeiçoar o conhecimento sobre a bebida, o campus de São Mateus vai sediar o 3° Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea canephora, destinado exclusivamente a abordar pesquisas sobre o café Conilon/Robusta do Brasil e do mundo. O evento acontece nos dias 26 e 27 de novembro.

A comissão científica do evento reúne professores e pesquisadores de variadas instituições, dentre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); o Instituto Agronômico (IAC) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), considerado a maior escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias de Lisboa, Portugal.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível neste link. Já o envio de trabalhos, em formato de resumo ou pôster, segue até o dia 3 de novembro. As regras para envio de resumo estão disponíveis no site do evento

Programação

Imagem
cartaz de divulgação do Simpósio do Produtor de Conilon

O primeiro dia do Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea canephora será dedicado a palestras sobre pesquisas envolvendo estresse abiótico e mudanças climáticas, bem como à apresentação oral de resumos. O palestrante será o pesquisador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav) – Portugal José Semedo. Já no segundo dia, além da apresentação de pôsteres, haverá o tradicional Simpósio do Produtor de Conilon, que, em sua 14ª edição, abordará o tema Adaptação às Mudanças Climáticas. Todas as atividades acontecerão no auditório central do campus.

Professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas e responsável pela coordenação-geral do evento, Fábio Luiz Partelli afirma que o objetivo é levar conhecimento de alto nível em Coffea canephora a cafeicultores, técnicos do segmento, professores, pesquisadores e estudantes "de todo o Brasil e também de países de língua portuguesa que trabalham com café Conilon/Robusta, como Portugal, França, Uganda, Estados Unidos e Angola".

Todas as informações sobre os dois eventos podem ser encontradas no site https://cafeconilon.com/.

Categorias relacionadas