
Pesquisadores da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique, participam de um seminário virtual na próxima terça-feira, 29, para discutir questões inerentes ao intercâmbio linguístico, social e cultural entre o Brasil e o país africano. Intitulado A diversidade linguística bantu em Moçambique, o webinário conta com as participações da professora Crisófia Langa da Câmara, pesquisadora do Centro de Estudos Africanos da UEM, e do professor David Langa, pesquisador da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da mesma universidade.
O evento terá mediação da professora Débora Araújo, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Ufes) e transmissão ao vivo no canal do YouTube da Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes), a partir das 14 horas. No horário de Maputo, capital moçambicana, o webinário começa às 19 horas.
O encontro integra uma série de atividades prévias ao seminário As contribuições da diáspora africana para a Lei nº 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique, que acontecerá no Teatro Universitário, de 8 a 10 de julho deste ano.
A realização do evento é do Programa de Pós-Graduação em Ensino Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC), PPGE, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e outros programas da Ufes que discutem temas referentes à educação das relações étnico-raciais, desenvolvendo ações de extensão e pesquisas articuladas com as comunidades quilombolas e sistemas educacionais da região sul do Espírito Santo.
Mais informações estão disponíveis na página do seminário.