Pesquisadores da Ufes são premiados em congresso nacional sobre desenvolvimento de carreira

26/09/2025 - 11:07  •  Atualizado 26/09/2025 16:06
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do professor e dos estudantes que participaram do congresso

Membros do grupo de pesquisa Carreiras Contemporâneas e Justiça Social, vinculado ao curso de Psicologia da Ufes, foram destaque na 17ª edição do Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC), que aconteceu na última semana, em Campinas, interior de São Paulo. O professor Alexandro Andrade e as estudantes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPPGPsi/Ufes) Mariana Melo e Gabriela Morello receberam o prêmio de melhor trabalho apresentado na mesa-redonda Mulheres e carreiras Stem: reflexões e resultados de pesquisas sobre diferenças de gênero.

Reconhecido como o maior evento acadêmico e científico do país na área de carreira e orientação profissional, o congresso reuniu especialistas para discutir temas centrais como justiça social, diversidade, empregabilidade e futuro do trabalho no Brasil e na América Latina. O trabalho premiado, intitulado Suporte social e gênero em Stem: análises de moderação pela Teoria da Psicologia do Trabalho (TPT), investiga como estudantes universitários de áreas Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) percebem e vivenciam sua carreira. A pesquisa utiliza a TPT como referência teórica, modelo que busca explicar trajetórias profissionais a partir de fatores sociais, econômicos e culturais.

Relevância

Além de Andrade, Melo e Morello, a professora do Departamento de Administração (DAD/Ufes) Priscilla Martins-Silva e os estudantes Caio Ancillotti, Greice Serafim, Mariana Melo, Juliana Nascimento, Juliana Nunes, Leôni Boasquevisque, Rosane Brandão, Vanessa Freitas, Viviane Zandonade e Wellington Queiroz também participaram do congresso, apresentando trabalhos sobre envelhecimento, diversidade e transições de carreira; trabalho e racismo; consciência crítica; e maternidade e carreira.

Nascimento e Nunes ainda ministraram o minicurso Letramento Racial na orientação profissional e de carreira e apresentaram o trabalho Políticas de assistência estudantil e a permanência de mães nas universidades federais do Sudeste.

Imagem
Foto dos professores Alexandre Andrade e Priscilla Martins-Silva, e da pós-doutoranda Mariana Melo com o livro lançado
O professore Alexandre Andrade, a professora Priscilla Martins-Silva e a pós-doutoranda Mariana Melo no lançamento do livro

“A expressiva participação de pesquisadores e pesquisadoras da Ufes nesse cenário evidencia a relevância da Universidade na formação de profissionais e no avanço das reflexões sobre carreira, trabalho e sociedade no Brasil”, avalia Andrade, coordenador do grupo de pesquisa que tem se consolidado como referência nacional no debate sobre inserção profissional, equidade e novas perspectivas de carreira.

Publicação

Durante o congresso, foi lançado o livro Desenvolvimento de Carreira e Justiça Social no Brasil, organizado por Andrade, Martins-Silva e pela pós-doutoranda em Psicologia da Ufes Mariana Melo. A obra é estruturada em torno do eixo Fundamentos teóricos e políticos sobre novas perspectivas entre carreira, trabalho e justiça social e reúne oito capítulos escritos por professores de diversas universidades brasileiras, psicólogos, educadores, orientadores profissionais e especialistas em carreira.

Segundo Andrade, o livro apresenta um panorama crítico e atualizado das discussões no Brasil e em outros países do Sul Global. “Mais do que um compilado teórico, constitui um convite à reflexão e ao engajamento diante dos desafios contemporâneos do mundo do trabalho, reforçando a importância da atuação comprometida de profissionais de carreira e orientação profissional na construção de um futuro mais inclusivo e socialmente justo”, ressalta.

Fotos: Grupo de pesquisa Carreiras Contemporâneas e Justiça Social

Categorias relacionadas