
A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Diana Paula Andrade é a convidada deste sábado, 24, do projeto Universo no Parque. Com o tema Entendendo o sistema solar a partir dos meteoritos, a palestra explicará, por exemplo, o que são as rochas espaciais que viajam milhões de quilômetros até chegar à Terra. O evento terá início às 10 horas, na Praça da Ciência, em Vitória, e é aberto ao público. Para universitários, a atividade contará como hora complementar.
Segundo os organizadores, os meteoritos podem ter origem em regiões mais próximas, como a Lua e o planeta Marte, ou em regiões mais longínquas, como o Cinturão de Asteroides ou a região dos Cometas, e fornecem aos cientistas muitas informações do seu corpo parental, sem que seja necessário investir muitos recursos para buscá-los: “Eles caem aqui na Terra de graça e nos ensinam muito sobre a formação e a evolução do nosso sistema planetário”.
Andrade atua no Observatório do Valongo, na UFRJ, e tem estudos nas áreas de Astrofísica e Astroquímica, com foco em estrelas supergigantes, meteoritos, gelos e química de grãos interestelares.
Difusão da ciência
O projeto Universo no Parque é uma iniciativa do grupo de pesquisa Cosmo/Ufes, do Departamento de Física, e tem o objetivo de levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.
Mais informações estão disponíveis no site e no perfil do grupo de pesquisa no Instagram.