Pesquisa do Núcleo de Genética da Ufes integra livro internacional sobre tratamento para o câncer

10/09/2024 - 17:36  •  Atualizado 13/09/2024 16:11
Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Foto da capa do livro

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM), do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes, assina o capítulo How does understanding epigenetics help circumvent HER-2 antibody resistance? (Como a compreensão da epigenética ajuda a contornar a resistência dos anticorpos HER-2?, em tradução livre), do livro Overcoming Cancers Resistant to HER-2 Antibodies (Superando cânceres resistentes aos anticorpos HER-2, em tradução livre), lançado pela editora Elsevier – por enquanto apenas a versão em inglês está disponível na loja da editora.

A obra descreve diferentes formas de reverter a resistência aos anticorpos HER-2 por meio da epigenética e de medicamentos de última geração para tratar o câncer. A epigenética é o estudo de como os genes podem ser ativados ou desativados sem alterar a sequência de DNA e isso acontece por meio de mudanças químicas que "ligam" ou "desligam" os genes, influenciando como as células se comportam. O material final provém de uma parceria com o professor Shi Hu, da Second Military Medical University (China), e com o professor Benjamin Bonavida, da University of California (EUA).

“O livro é uma fonte valiosa para pesquisadores da área do câncer, oncologistas, farmacologistas e diversos membros da área biomédica interessados em combater a resistência do câncer aos anticorpos HER-2. Foi um trabalho muito importante e apenas nós, brasileiros do Núcleo de Genética Humana e Molecular da Ufes, fizemos parte desta publicação internacional, juntamente com pesquisadores chineses e americanos”, informa a professora Débora Meira, pesquisadora do NGHM e uma das autoras do capítulo.

Conhecimento multidisciplinar

Os pesquisadores realizaram ainda a compilação de um extenso corpo de literatura, abrangendo duas décadas de pesquisas científicas sobre o HER-2 e seu papel proeminente no desenvolvimento e tratamento do câncer. A ideia é propor uma referência rápida e uma introdução abrangente que permita conhecer esse tópico permeado pela epigenética.

“Sabemos que o câncer é uma das enfermidades mais temidas em todo o mundo, sendo classificado como a segunda maior causa de morte por doença. A quimioterapia é notoriamente associada a múltiplos efeitos colaterais, alta toxicidade e resistência a medicamentos. A resistência celular a agentes citotóxicos é a principal razão pela qual a quimioterapia não consegue curar a maioria dos cânceres e, por isso, a modulação epigenética é tão interessante”, explica a pesquisadora.

O projeto tem caráter multidisciplinar. No texto do capítulo, os pesquisadores incluíram informações dos estudos de Bioinformática/Biologia Computacional que vêm sendo desenvolvidos no NGHM pelo discente Matheus Casotti, orientado pela professora Débora Meira e pelo professor Iúri Louro, com a participação de outros estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Química.

Dentre os autores do capítulo, integram o Núcleo a professora Meira e os pesquisadores Matheus Casotti, André Gonçalves, André Machado, André Moreira, Augusto Oliveira, Breno Paiva, Camilly Campanharo, Daniel Duque, Dowglas Pereira, Elisa Freitas, Ester Inocêncio, Fellipe Pesente, Gabriel Santana, Gierleson Pereira, Giulia Castro, Gustavo Falcão, Isabele Pavan, Iúri Louro, João Pedro Paixão, João Pedro Chagas, José Henrique Bourguignon, Juliana Oliveira, Karen Ruth Barbosa, Letícia Corrêa, Livia Morais, Lívia Silveira, Luana Louro, Maria Clara de Castro e Caetano, Maria Luísa Roque, Marlon Machado, Pâmela Freire, Paulo Victor Passon, Pedro Prates, Sayuri Segáua, Sophia Zamprogno, Taissa Uchiya, Thais de Paula Rezende, Vinícius Medeiros, Thomas Louro e Yasmin Guaitolini.