por Jorge Medina
Com a função de receber e analisar reclamações, sugestões, críticas e elogios dos usuários do Hospital, da comunidade acadêmica e de seus funcionários, o Hospital Universitário (Hucam) criou a Ouvidoria Geral, em 2011. O setor tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, tanto na qualidade de assistência quanto nas relações de trabalho. Além disso, realiza um diagnóstico sobre a instituição e agiliza mudanças pertinentes à demanda recebida, sempre visando garantir e ampliar a qualidade do atendimento.
Segundo a ouvidora, Janildes Inácio dos Santos, o setor constitui-se em um importante instrumento de análise, resolução e encaminhamento de demandas para os Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam atendimentos no Hospital. É um importante canal de comunicação que possibilita um fortalecimento da cidadania dos usuários, dentro de uma gestão mais participativa e humanizada.
“Por se tratar de um Hospital de média e alta complexidade, tais demandas requerem a máxima urgência em suas resoluções e encaminhamentos. A Ouvidoria é um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização, que possibilita discussões para a construção e reconstrução, de forma democrática, dos nossos serviços, incluindo gestores, trabalhadores e usuários, buscando sempre o melhor atendimento para todos”, afirma Santos.
O setor recebe, em média, 15 atendimentos diários e as maiores queixas estão relacionadas com os ambulatórios. Todas as solicitações são respondidas e o prazo máximo de retorno aos usuários é de duas semanas. A Ouvidoria fica localizada no térreo do Hucam, ao lado da portaria, e os formulários para reclamações ou sugestões poderão ser encontrados na portaria do Hospital.
Mais informações pelo telefone 3335-7443 ou pelo e-mail: ouvidoria@hucam.ufes.br.