
O Teatro Universitário volta a movimentar a cena cultural capixaba nesta quarta-feira, 12, com um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), regida pelo maestro Helder Trefzger. A partir das 20 horas, a Oses sobe ao palco ao lado do solista Renan Sena (trompete) e do Coro Feminino do Vox Victoria, abrindo as apresentações temáticas intituladas Múltiplas Vozes. Os ingressos estão disponíveis no site Le Billet e na bilheteria do teatro, até quinta-feira, das 14 às 20 horas.
A apresentação desta quarta abre uma série de 11 concertos da Oses no Teatro Universitário, neste primeiro semestre. Nesta quarta e quinta, a orquestra executa obras da compositora capixaba Lycia de Biase Bidart (o poema sinfônico Chanaan), do austríaco Joseph Haydn (Concerto para trompete e orquestra em mi bemol maior) e do alemão Ludwig van Beethoven (Sinfonia nº 3, mais conhecida como Eroica).
Agenda 2025
Além da temporada da Oses, o Teatro Universitário se prepara para receber as produções de artistas locais neste ano, entre festivais de música, apresentações de dança, seminários de arte e outras programações culturais. A agenda de espetáculos nacionais será divulgada em março, como adianta o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges. “A programação deste ano confirma que ampliamos o espaço para a cena cultural capixaba”, diz.
Entre os destaques deste ano, o teatro receberá shows das cantoras Caju e Lia de Itamaracá, dentro da programação do Festival Reencontros, marcado para os dias 20 e 21 de março. Na semana seguinte, no dia 28, a Orquestra da Quebrada, com regência de Eduardo Lucas, subirá ao palco para um concerto especial com as participações de Budah, Dudu MC, Novena e Barol.
Também em março terá início o projeto Ufes Cultural, promovido pela Secult, oferecendo apresentações artísticas gratuitas no horário do almoço a toda a comunidade, no teatro e em outros locais da Universidade. Ainda no primeiro semestre, o teatro contará com o retorno do Ufes Jazz Festival, com direção do professor Gean Pierre Campos, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE). “Também teremos a final do Festival Universitário de Música da Ufes, que realizaremos neste ano”, afirma Borges.
Além da programação musical, o teatro receberá oficinas de artes cênicas, seminários e espetáculos de dança e teatro, como o Festival de Teatro de Vitória, que recebe peças de diversas regiões do país, e apresentações do Grupo Andora, projeto de extensão da Ufes.
Aniversário
Palco de espetáculos memoráveis, entre atrações locais, nacionais e internacionais, o Teatro Universitário celebra 25 anos, completos em janeiro deste ano. Só no ano passado, 92 mil pessoas prestigiaram a temporada de 75 espetáculos, entre peças e shows de sucesso internacional. E o público pode esperar uma comemoração a altura para este espaço tão importante para a cena cultural do estado.
“Estamos planejando uma programação especial junto com o aniversário da Ufes. Mas, em cada evento de 2025, vamos comemorar este marco”, afirma o secretário.