Orquestra Jovem Vale Música percorre diferentes estilos da música clássica em concerto gratuito nesta terça-feira, 11

10/11/2025 - 15:04  •  Atualizado 10/11/2025 15:26
Texto: Com informações da produção do evento     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da Orquestra Jovem Vale Música

O Teatro Universitário recebe um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música, nesta terça-feira, 11. A partir das 19h30, o grupo percorre diferentes períodos e estilos da música clássica no concerto Guia da Orquestra para os Jovens – Benjamin Britten.

A entrada para o espetáculo é gratuita, com retirada de ingressos pelo site Sympla. Às 15 horas, no mesmo dia, o grupo realiza uma sessão especial para projetos sociais e estudantes da rede pública de ensino.

Com regência do maestro Lucas Anizio, a Orquestra Jovem Vale Música executará obras de compositores célebres como Franz Schubert, Piotr Ilitch Tchaikovsky e Benjamin Britten. O concerto será aberto com a Sinfonia n° 8 em Si menor, de Franz Schubert. Conhecida como Inacabada, é considerada uma das obras mais enigmáticas do romantismo, marcada pela profundidade emocional e pela beleza melódica.

Em seguida, a Valsa das Flores, de Tchaikovsky, transporta o público ao universo mágico do balé O Quebra-Nozes, com sua delicadeza e exuberância orquestral. Encerrando o concerto, a peça principal O Guia da Orquestra para os Jovens, de Benjamin Britten, apresenta os instrumentos da orquestra de maneira lúdica e didática, convidando a plateia a conhecer as cores e timbres que compõem o som sinfônico.

O maestro explica que o concerto é fruto do trabalho coletivo de jovens talentos que vivem a música com dedicação, disciplina e entusiasmo. “Este programa celebra não apenas o repertório clássico, mas também o poder transformador da música, capaz de inspirar, educar e aproximar pessoas”, afirma.

O evento integra as comemorações dos 25 anos do Projeto Vale Música Espírito Santo e conta com articulação do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Divulgação

Categorias relacionadas