
A Orquestra Capixaba Sinfônica (OCA Sinfônica) volta ao palco do Teatro Universitário para a apresentação do concerto Brasil Sinfônico, nesta quarta-feira, 9, a partir das 20 horas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente por meio do site Sympla.
Parte da temporada Origens, iniciada em abril deste ano no teatro, o concerto destaca diferentes gerações e estilos da música brasileira, propondo uma imersão sonora e simbólica no repertório sinfônico nacional.
Sob regência da maestra Ludhymila Bruzzi, a OCA Sinfônica promete conduzir o público capixaba por uma jornada musical que vai do romantismo nacionalista à linguagem contemporânea, destacando a estreia mundial da peça Abertura Festiva, do jovem maestro e compositor Rafael Vicole, e a Sinfonia em Sol Menor, de Alberto Nepomuceno.
A abertura do concerto contará com a participação especial do quarteto Trevo de 4 Flautas, formado por Ludmila Rocha, Débora Borges, Bella Waiandt e Fábio Salles. Acompanhados pela performance dos bailarinos Victória Diniz e Lucas Ferrari, o grupo apresentará grandes clássicos da música popular brasileira, entre composições de Toquinho, Vinicius de Moraes e Lulu Santos.
Compromisso
A temporada de estreia da OCA Sinfônica no Teatro Universitário marca o nascimento da própria orquestra e reafirma seu compromisso com a valorização da tradição sinfônica em diálogo com a cultura popular. Ao longo do ano, o público será convidado a embarcar em uma jornada musical que investiga as raízes e os caminhos da música orquestral, fortalecendo laços com a comunidade e contribuindo para o crescimento da cena cultural capixaba.
Fundado em novembro de 2024, o grupo nasce com o propósito de unir excelência artística e compromisso social, promovendo o acesso democrático à música de concerto. Reunindo estudantes de música, instrumentistas da comunidade e profissionais de diferentes níveis, a orquestra se consolida como um espaço de aprendizado, sensibilidade e colaboração, criando experiências musicais ricas e transformadoras.