Núcleo de Restauração da Ufes entrega peças recuperadas ao Espaço Cultural de Iconha. Obras foram danificadas pela enchente

11/07/2024 - 18:42  •  Atualizado 15/07/2024 18:11
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem de um quadro com uma paisagem após a restauração

O Núcleo de Conservação e Restauração (NCR) da Ufes entregou nesta quarta-feira, 10, quarenta quadros e uma escultura restaurados ao Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia, localizado em Iconha, sul do estado. As peças fazem parte do acervo do município e foram danificadas na enchente que atingiu a região em 2020.

“Fizemos a higienização com trinchas e pincéis para remoção da lama seca; usamos produtos químicos para limpeza de materiais mais resistentes; todas as telas foram retiradas dos chassis e molduras e depois remontadas”, conta a coordenadora do NCR, a restauradora Aline Ramos.

Segundo ela, outros problemas nas peças, anteriores à enchente, como ataque de cupim, vernizes oxidados e desprendimento das camadas de tinta foram resolvidos no processo de restauração: “Foi uma oportunidade de os estudantes aprenderem o trabalho de restaurar pinturas em cavalete com danos diversos e também de Iconha ter seu acervo restaurado”.

A equipe do Núcleo é formada pela restauradora, dois bolsistas e duas estagiárias voluntárias. Além desses, alunos do Centro de Artes também participaram do trabalho por meio de um projeto de extensão.

A segunda etapa será a restauração de documentos e livros do acervo de Iconha, totalizando 140 peças, que já foram limpas e acondicionadas. “Vamos começar os reparos a partir deste mês”, informa Aline Ramos.

Imagem
Imagem do mesmo quadro antes da restauração, sujo de lama

Ela destaca que o trabalho foi muito significativo. “Tragédias como essa acontecem muito rápido e tem um poder enorme de devastação. O Espaço Cultural agrega toda a memória do município, é um polo central da cultura de Iconha. Pensar que o conhecimento que adquiri na Universidade pode retornar dessa forma, resgatando esses bens, fecha um arco de conhecimento. É o retorno para a sociedade. A equipe tem um carinho muito grande por esse acervo”, afirma.

A restauradora lembrou ainda da tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul. “Espero que tenham um bom resultado como nós aqui”.

Acervo

O patrimônio do Espaço Cultural é formado, basicamente, por doações. Dentre os objetos estão documentos de famílias tradicionais de Iconha, gravuras e um grande conjunto de pinturas do artista local Elias dos Santos Silva.

Interessados em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes podem entrar em contato pelo telefone (27) 4009-2585 ou por este e-mail.

Fotos: Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes

Categorias relacionadas