
Uma palestra vai debater o tema Pós-verdade, negação da ciência e a crise climática atual nesta sexta-feira (16), no auditório do Centro de Ciências Exatas da Ufes, às 11 horas. O evento é aberto ao público e abre o ciclo quinzenal de seminários Conecta Ciência, uma iniciativa do Centro Acadêmico de Física Avicena (Cafis) e do Núcleo Cosmo/Ufes que pretende discutir a Ciência de forma abrangente e acessível.
"O Conecta Ciência surgiu da identificação de uma necessidade das pessoas ouvirem também quem não é da sua área de atuação. Isso é importante especialmente para quem é estudante, que está num período em que é necessário ampliar os horizontes. Os seminários, que serão quinzenais, terão palestrantes de todas as áreas de atividades científicas do Departamento de Física e também áreas correlatas. É uma tentativa de romper essa tendência das pessoas não se informarem sobre o que está em torno delas", avalia o professor do Departamento de Física da Ufes Julio Fabris, coordenador do Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes.
Quem irá ministrar a palestra nesta sexta-feira é o professor do Departamento de Física Ernani Rodrigues. Ele destaca que a intenção será promover, de forma simples, conceitos filosóficos e os recentes discursos negacionistas pelo viés da ciência.
"A ideia é passar um panorama da noção de verdade, pós-verdade e como reconhecer hoje as pós-verdades que circulam no mundo. É uma conversa ampla com qualquer cidadão interessado, no sentido de despertar que a Ciência não é, de fato, uma verdade absoluta, mas que não é possível questioná-la de qualquer maneira, é preciso critério e protocolo" enfatiza.