Mostra de cheerleading reúne grupos de todo o Espírito Santo na Ufes no dia 11 de novembro

01/11/2023 - 17:49  •  Atualizado 03/11/2023 11:28
Compartilhe

O Ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras, recebe a II EstrelarES – Mostra Espírito-Santense de Cheerleading no dia 11 de novembro, a partir das 9h30. Com entrada gratuita, o evento reunirá apresentações de grupos de animadores de torcida atuantes no Espírito Santo. 

A segunda edição do evento terá apresentações de 12 equipes convidadas, oriundas de diversas instituições e projetos. Há grupos formados em cursos de Medicina do estado, equipes acostumadas a competições nacionais e times de projetos desenvolvidos em escolas da rede pública em parceria com a Ufes, a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

O evento é realizado pelo UfesCheer, projeto de extensão de prática em cheerleading, coordenado pela professora Fernanda Paiva, do Departamento de Ginástica. Tanto o projeto quanto a mostra têm como motivação possibilitar o conhecimento, a disseminação e a democratização do acesso à prática do cheerleading.  

“O EstrelarES é um rico momento de confraternização entre os/as atletas de diferentes idades, lugares e instituições e entre o público e os atletas. É o nosso jeito de mostrar a Universidade como um espaço acolhedor de atividades de lazer”, afirma Paiva. 

O UfesCheer é aberto à toda a comunidade. Podem participar jovens, a partir dos 14 anos, e adultos. Atualmente, o projeto tem duas turmas de iniciação à prática que acontecem às segunda e sextas-feiras, das 14 às 16 horas e das 18h30 às 20h30. As aulas acontecem no Ginásio e na sala de Ginástica Artística do CEFD. Não é necessário se inscrever para começar a participar.  

Histórico 

O cheerleading é um esporte já reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Nasceu na Inglaterra e logo foi para os Estados Unidos com a função de animar a torcida nos intervalos dos jogos. Era composto apenas por homens e, a partir da década de 1920, as mulheres começaram a praticar a atividade. Com o passar dos anos, o cheerleading deixou de ser uma atividade paralela e se tornou um esporte. 

 

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista em projeto de Comunicação) 

Foto: UfesCheer

Edição: Leandro Reis