Método inovador para análise da água, desenvolvido na Iniciação Científica, é divulgado em revista internacional

18/07/2025 - 16:15  •  Atualizado 18/07/2025 17:05
Texto: Com informações do Programa de Iniciação Científica     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do estudante fazendo uma análise no laboratório

Um método inovador desenvolvido na Ufes para a detecção ultrassensível de triclosan, contaminante presente em produtos de higiene, acaba de ser divulgado na respeitada Microchemical Journal, da editora Elsevier. O estudo apresenta um eletrodo impresso em 3D como ferramenta acessível e eficaz para identificar resíduos do composto em diferentes amostras de água – incluindo torneira, lago e água mineral.

O artigo, intitulado Development of a novel method for ultrasensitive detection of triclosan using a 3D-printed electrode (Desenvolvimento de um novo método para detecção ultrassensível de triclosan usando um eletrodo impresso em 3D), propõe uma abordagem promissora para o monitoramento ambiental. A inovação combina baixo custo, simplicidade de fabricação e alta reprodutibilidade, tornando-se uma alternativa viável para análise em larga escala.

Os resultados apontam limites de detecção extremamente baixos, fundamentais para identificar traços de triclosan mesmo em concentrações mínimas, com aplicações importantes na saúde pública e conservação ambiental.

Conquista

Dentre os autores do artigo está o estudante de graduação Sidnei Gomes Júnior, que, sob orientação do professor do Departamento de Química Rafael Ferreira, transformou sua pesquisa de Iniciação Científica em um estudo de impacto internacional.

Em nível nacional, o estudante foi indicado ao 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

“Conquistas como essa demonstram a importância da Iniciação Científica na formação de novos pesquisadores”, destaca o professor orientador.

Categorias relacionadas