Com contribuições de 15 servidores da Ufes, entre professores e técnicos-administrativos, o livro Ciência, Tecnologia e Inovação para um Espírito Santo Justo, Sustentável e Desenvolvido, lançado em setembro, reúne 24 artigos, que retomam as reflexões e os debates realizados nas palestras apresentadas durante a etapa estadual da 5ª Conferência de Ciência Tecnologia e Inovação, sediada no campus de Goiabeiras, entre 26 e 27 de março de 2024. O livro está disponível para download gratuito na página da Editora Tirant Brasil.
Segundo a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que escreveu o prefácio, a obra busca identificar desafios, oportunidades e soluções inovadoras que possam orientar a formulação de políticas públicas abrangentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Espírito Santo e do Brasil.
Os servidores da Universidade participaram das reflexões sobre diversos temas, como os avanços e desafios da implementação de novas tecnologias em diferentes áreas do serviço público. Também foi abordada a importância do ensino e da aprendizagem em criatividade, inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico e da representação das mulheres na ciência, na tecnologia e na política, assim como a relevância da preservação da memória e da criação de diretrizes para o desenvolvimento de responsabilidade científica das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Já o tema sustentabilidade foi discutido em dois artigos: Florestas e reflorestamentos - Base fundamental de uma estrutura produtiva sustentável no país e Importância das políticas de ciência, tecnologia e inovação para a descarbonização.
Além do reitor da Ufes e professor do Departamento de Química, Eustáquio de Castro, que escreveu o artigo Reflexões sobre Ensino-Aprendizagem em Criatividade, Inovação e Empreendedorismo no Ambiente Acadêmico do Ensino Superior juntamente com as professoras Miriam de Magdala Pinto (Departamento de Engenharia de Produção) e Letícia Pedruzzi Fonseca (Departamento de Design), contribuíram com artigos os professores e pesquisadores Celso Saibel (Departamento de Informática), Daniela Zanetti (Departamento de Comunicação Social), Daury Fabriz (Departamento de Direito), Everlam Montibeler (Departamento de Economia), Hélio Marchioni (jornalista da Secretaria de Comunicação), Jorge Santos Jr. (Departamento de Engenharia de Produção), Mariana Fialho (Departamento de Economia), Patricia Merlo (Departamento de História), Luiz Fernando Schettino (professor aposentado do Departamento de Oceanografia e Ecologia), Neyval Reis Jr. (Departamento de Engenharia Ambiental), Rodrigo Franklin (Departamento de Economia) e Viviana Corte (Departamento de Ciências Biológicas).