Lista tríplice para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça é formada por egressos da Ufes

11/04/2025 - 15:16  •  Atualizado 11/04/2025 17:41
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Montagem com a foto dos três candidatos: Alexandre Puppim, Vinicius Pinheiro de Sant’Anna e Erfen Ribeiro

Três advogados egressos do curso de Direito da Ufes integram a lista tríplice para ocupar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Alexandre Puppim, Erfen Ribeiro e Vinícius Pinheiro de Sant'Anna, formados entre a década de 1980 e 1990, foram eleitos pelo Tribunal. Agora, um deles será escolhido pelo governador Renato Casagrande para ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima, também egresso da Universidade.

Na imagem, Alexandre Puppim, Vinicius Pinheiro de Sant’Anna e Erfen Ribeiro

Para o professor Marco Antonio Olsen, chefe do Departamento de Direito da Ufes, a indicação de ex-estudantes do curso a cargos de destaque em nível estadual e nacional - a presidente da OAB-ES, Érica Neves, e o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves, também são egressos da Ufes - é reflexo do empenho do corpo docente do curso.

“Um corpo docente com relevância nacional, citado em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, trabalhos de doutrina e trabalhos teóricos de autoria de professores da Universidade têm se destacado”, ressaltou.

Olsen também destacou o reconhecimento e os avanços recentes que o curso tem alcançado, como a aprovação do doutorado em Direito Processual pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o reconhecimento do Selo de Qualidade OAB Recomenda, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ambas as conquistas aconteceram no último ano. “Há muito empenho na condução tanto da graduação quanto do mestrado. E agora, no segundo semestre, nós vamos iniciar o doutorado”, complementou o professor.

O curso de Direito da Ufes, que este ano completa 94 anos, é a mais antiga graduação do Espírito Santo em funcionamento ininterrupto. Atualmente, conta com um quadro de 42 docentes, sendo 38 efetivos, dos quais mais de 90% possuem titulação de doutor. A oferta semestral é de 55 vagas, isto é, 110 vagas por ano. O mestrado em Direito Processual, implementado em 2006, já diplomou mais de 300 mestres em Direito.

Conheça o perfil dos candidatos à vaga de desembargador:

Alexandre Puppim é advogado graduado em 1996, especialista em Direito Empresarial e mestre em Relações Privadas e Constituição pela Faculdade de Direito de Campos (FDC/RJ). É professor em faculdades particulares da Grande Vitória e já atuou como professor substituto na Ufes.

Erfen Ribeiro se formou em 1984 e é procurador do Estado do Espírito Santo desde 1996. Já atuou como subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos e chefe da Procuradoria do Estado em Brasília, além de ter ocupado o cargo de chefe do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Vinícius Pinheiro de Sant'Anna se graduou em 1994 e possui mestrado em Processo Civil Constitucional pela Ufes. Possui MBA em Direito Tributário (FGV/MMurad) e é especialista em Direito Público.

Imagem: Assessora de Imprensa e Comunicação Social/TJES

Categorias relacionadas