Intercom terá grupo de pesquisa em Comunicação e Moda. Iniciativa inédita tem coordenação de professora da Ufes

02/09/2025 - 17:25  •  Atualizado 09/09/2025 09:26
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
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Imagem de duas mulheres escolhendo roupas em uma arara

Pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, vinculado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), terá um grupo de pesquisa (GP) em Comunicação e Moda, sob a coordenação das professoras Maria Nazareth Pirola, da Ufes, e Renata Cidreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A etapa presencial da 48ª edição do evento começou nesta segunda-feira, 1º, em Vitória. Confira aqui toda a programação.

Nesta quarta, 3, sete estudantes da Ufes, orientados por Pirola, apresentarão pesquisas no Intercom Júnior, espaço criado para acolher trabalhos de alunos de graduação em Comunicação e de profissionais recém-graduados na área. O estudante Vinícius de Freitas apresentará o trabalho intitulado Moda como meio de comunicação: corpo-território, estética negra e resistência. Maria Júlia Batista falará sobre Comunicação e Moda e as Perspectivas da Identidade Feminina na Marca Indígena Maurício Duarte. E Janderson da Rocha abordará a temática Moda como comunicação: a narrativa visual de Taylor Swift na performance da música The Man.

Na quinta, 4, haverá sessão do GP de Comunicação e Moda, com apresentações de pesquisas e debate entre os participantes. 

Iniciativa

Pirola conta que as primeiras ideias de criar o grupo surgiram em 2022, quando ela ministrou a disciplina Comunicação e Moda para estudantes do curso de Publicidade e Propaganda e observou a boa adesão. “Recebi mais de 50 alunos e desde então não parei mais de ofertar a matéria, tamanha a procura”.

Para se aprofundar na área, a professora ingressou em um pós-doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no qual teve Cidreira como orientadora. A parceria entre as duas fez crescer a vontade de propor o GP à Intercom. “Tivemos a felicidade dele ser inaugurado aqui, em Vitória. O grupo funciona por três anos e, a partir de agora, temos um espaço de discussão qualificada no âmbito da Intercom nesta interface”, comemora.

Foto das pessoas do grupo de pesquisa em uma sala de aula
Trabalhos do grupo de pesquisa serão apresentados nesta quarta, 3, e na quinta-feira, 4

O GP tem por objetivo estudar a moda como fenômeno de comunicação e cultura. Na convergência desses saberes, investiga a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida e na constituição dos indivíduos, bem como em seus empenhos criativos e no fortalecimento de suas redes de afeto.

O grupo abriga pesquisas que promovam o diálogo interdisciplinar entre os campos da moda e da comunicação, podendo se desdobrar em estudos como: moda, comunicação e cultura; moda e aparência; moda e corpo; moda e mídias; moda e consumo; moda e identidade/alteridade/diversidade; moda e estética; moda, arte e performance; moda e significação; moda e linguagens; moda decolonial; moda afro-brasileira; moda indígena; entre outras.

Representatividade

Para Pirola, a moda e a composição da aparência se constituem como os primeiros indícios de comunicabilidade entre os indivíduos, já que a roupa não cumpre apenas a finalidade de cobrir o corpo, mas agrega um valor simbólico, sobretudo quando alguém a veste.

“Nesse sentido, a própria moda é comunicação. Além disso, a moda é vetor extremamente importante de representatividade e de resistência para a composição de aparências múltiplas e de outras formas de reconhecimento da beleza e das corporeidades. Assim, o GP contribui significativamente para a formação de um espaço qualificado de discussão das interfaces Comunicação e Moda”, analisa.

Presença da Ufes

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é o maior evento do país na área e acontece desde 1977, tendo como público alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais do ramo. No encontro são debatidas questões relacionadas ao jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais, políticas públicas de Comunicação, entre outros.

Além dos trabalhos sobre Comunicação e Moda, outras pesquisas da Ufes serão apresentadas no evento, entre elas A fúria da natureza: crise climática e o filme-catástrofe contemporâneo, do professor Klaus Berg Bragança; Desinformação climática nas eleições de 2024, do mestrando em Comunicação Gilberto Medeiros e da professora Ruth Reis; e Professora negra e o antirracismo na formação de jornalistas, da professora Maria Lucia da Silva. 

O evento é realizado anualmente e a cidade-sede é escolhida pelos sócios da Intercom. A programação inclui sessões temáticas de apresentações de trabalhos, colóquios, oficinas, minicursos, painéis e apresentações culturais. Este ano as atividades estão sendo realizadas de forma híbrida: a etapa remota ocorreu de 11 a 16 de agosto, já a presencial começou nesta segunda, 1º, e segue até o próximo dia 5, no Centro Universitário Faesa e no Centro Cultural Sesc Glória. 

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