
Estão abertas, até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para o III Encontro Brasileiro de Meninas e Mulheres da Astrofísica, Gravitação e Cosmologia - As Astrocientistas. O evento será realizado de forma remota, entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2025. A temática desta edição é O uso da Inteligência Artificial para a investigação do Cosmo: vantagens, desvantagens e tendências. O objetivo do encontro é valorizar e prestigiar as pesquisadoras nas áreas de astrofísica, cosmologia e gravitação.
O evento é aberto a todos os interessados e haverá emissão de certificados aos participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio deste formulário. Os participantes têm a opção de registrar comunicações orais ou pôsteres. Para o envio dos trabalhos, basta preencher os itens correspondentes no formulário de inscrição, em que deverão ser inseridos título e resumo.
Os trabalhos inscritos devem ser das áreas de Astrofísica, Cosmologia, Gravitação ou áreas correlatas. Haverá ainda algumas vagas para trabalhos de Filosofia, Educação e História relacionados às três áreas temáticas do evento. Os registros serão analisados e selecionados pelo comitê científico do evento até o dia 5 de março. Os pôsteres apresentados serão avaliados por um comitê de pesquisadores convidados e o melhor deles receberá certificado de premiação e brinde.
Presenças confirmadas
Palestras, seminários, mesas redondas e discussões farão parte da programação. Entre os palestrantes, estão confirmadas as pesquisadoras Natália Moller, da Academia de Ciências da Eslováquia (SAV); Lia Medeiros, da estadunidense Princeton University; e Caroline Guandalin, do Instituto para Astronomia (IfA) da Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site oficial do evento ou de seu perfil no Instagram.
O encontro conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo).