
Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para o curso de Especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral, oferecido pela Superintendência de Educação a Distância (Sead). O público-alvo são profissionais com graduação nas áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Segurança Pública e Humanas, que deverão se inscrever por meio de formulário on-line, disponibilizado na Página de Acompanhamento da Seleção, onde estão publicados o edital completo e os formulários pertinentes.
O curso terá duração de 18 meses, totalizando uma carga horária de 360 horas, e a seleção acontecerá por meio de uma prova objetiva a ser aplicada em 14 de setembro.
No total, serão oferecidas 200 oportunidades, distribuídas entre os polos de apoio presencial de Afonso Cláudio, Alegre, Baixo Guandu, Domingos Martins e Serra, com 40 vagas em cada um. Pelo menos metade delas será reservada para ações afirmativas voltadas para os seguintes grupos: pessoas pretas e pardas (19 vagas), pessoas com deficiência (3), indígenas e quilombolas (2), travestis e transexuais (1), e refugiados (1).
O candidato deverá residir no município onde se localiza o polo de apoio presencial para o qual concorrerá ou em cidades capixabas vizinhas a essa localidade.
Oferecida em parceria com os municípios que compõem o Sistema Universidade Aberta Capixaba (Unac), a iniciativa tem como objetivo promover a reflexão, produção de conhecimentos e práticas sobre a violência e seu impacto individual e coletivo, para qualificar os profissionais atuantes na rede de proteção às vítimas de violência no Espírito Santo.
O curso será disponibilizado na modalidade de ensino semipresencial, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Estão previstos encontros presenciais obrigatórios e virtuais síncronos, realizados por meio de webconferência, de acordo com o cronograma de cada disciplina.
Mais informações podem ser obtidas no edital anexado abaixo, na Página de Acompanhamento da Seleção e na Página do Curso.