Inscrições abertas até esta terça, 1º, para oficina de elaboração de cadernos de cartografia afetiva

31/03/2025 - 16:13  •  Atualizado 31/03/2025 16:58
Texto: Leandro Reis, com informações da Galeria de Arte Espaço Universitário     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação da oficina

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) está com inscrições abertas para uma oficina de elaboração de cadernos de cartografia afetiva, desenvolvida a partir de obras do Acervo de Artes Visuais da Ufes. As pessoas interessadas têm até esta terça-feira, 1º, para realizarem a inscrição, que é gratuita, por meio deste formulário. As vagas são limitadas.

Intitulada entre lugares e afetos: construção de cadernos cartográficos, a oficina acontecerá nos dias 7 e 14 de abril, das 14 às 17 horas, nas dependências da Gaeu. A atividade é voltada para o público acima de 12 anos. A Gaeu informa que parte das vagas será reservada para as pessoas que participam da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/Ufes). Neste caso, as inscrições serão realizadas nesta quarta-feira, 2, das 13h30 às 16 horas, presencialmente na UnAPI ou pelo telefone (27) 4009-2592.

Elaborada e ministrada pela equipe do educativo, a oficina proporcionará um espaço para a expressão de sentimentos, pensamentos e memórias relacionadas à Ufes, à vida e às experiências pessoais dos participantes. Nesta edição, a atividade contará também com a facilitadora Domizia Fezer Pessôa, ‎graduada em Biblioteconomia e atualmente estudante de Arquivologia na Universidade. Ela tem experiência em encadernação e investiga essa prática como forma de preservar e dar novos significados aos registros e narrativas.

Imagem
Foto do livro Vermelho, de Mara Perpétua, pertencente ao Acervo de Artes Visuais da Ufes

Além de se desenvolver a partir de obras do Acervo de Artes Visuais da Ufes, incentivando reflexões sobre quais registros afetivos cada participante deseja incluir em seu caderno, a oficina terá espaço para que busquem elementos visuais ou escritos que complementem suas criações. 

O Acervo de Artes Visuais, salvaguardado pela Divisão de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult/Ufes), é uma das mais importantes coleções públicas de arte moderna e contemporânea do Espírito Santo, com mais de 2 mil obras, abrangendo diversas linguagens artísticas. De acordo com a professora Ananda Carvalho, coordenadora da Gaeu, “a elaboração das oficinas busca incentivar diferentes possibilidades de diálogo, com uma perspectiva prática, entre as obras do acervo e públicos diversos”. 

Informações sobre outras atividades realizadas pela Gaeu estão disponíveis no perfil da Galeria no Instagram.

Categorias relacionadas