Iniciativa inédita na área de educação inclusiva reúne mais de 400 participantes no interior do estado

25/08/2025 - 15:12  •  Atualizado 26/08/2025 16:50
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
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Foto da quadra onde foi realizada a formação repleta de participantes

No último sábado, dia 23, a Ufes reuniu 420 participantes em Santa Maria de Jetibá, cidade localizada na região Central Serrana do estado, para o Seminário Intermunicipal Formação Continuada Coletiva. Com o tema Redes coletivas de aprendizagem: tecendo sentidos para uma escola de todos, o encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vila Jetibá e integrou servidores da educação dos cinco municípios da microrregião Central Serrana beneficiados pelo projeto: Itaguaçu, Itarana, Santa Teresa e Santa Leopoldina, além de Santa Maria de Jetibá.

O seminário marcou a conclusão do primeiro ano de ações do projeto Formação Continuada Coletiva, coordenado pela professora do Centro de Educação Andressa Mafezoni. A iniciativa foi construída a partir da tese de doutorado da estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) Joziane Buss, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (Gepipea/Ufes).

O projeto traz uma proposta considerada inédita e inovadora no Espírito Santo por fortalecer ações e práticas de inclusão escolar por meio da constituição de Redes Coletivas de Aprendizagem (RCA), valorizando a participação de todos os servidores da educação (incluindo professores, diretores, coordenadores, auxiliares, estagiários, merendeiras, motoristas e técnicos) como corresponsáveis pela inclusão escolar.

Saberes

As atividades do projeto Formação Continuada Coletiva foram realizadas em parceria com os professores Isabel Nunes, Rita de Cássia Cristofoleti e Valdinei Cardoso, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica do campus de São Mateus. Os municípios de São Mateus, Pedro Canário e Conceição da Barra também participaram do projeto, que beneficia cerca de mil servidores da educação.

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Foto das pesquisadoras do Grupo de Estudo e Pesquisa Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem
Pesquisadoras do Grupo de Estudo e Pesquisa Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem

Segundo Mafezoni, a ação de extensão reforça o papel da Ufes como disseminadora de conhecimentos e agente de inserção social no interior do estado. “Na literatura científica nacional e internacional, não encontramos experiências semelhantes à que estamos desenvolvendo. É uma iniciativa inédita e inovadora no Espírito Santo, que demonstra o compromisso da Ufes com a educação inclusiva e com a valorização de práticas pedagógicas colaborativas, servindo de inspiração para outros municípios e regiões do país”, afirma.

Resultados

O projeto já resultou na implementação da formação continuada coletiva como política pública em dois municípios da microrregião, na publicação de artigos científicos e na apresentação de trabalhos de iniciação científica, além da produção de dissertação de mestrado e tese de doutorado (em andamento). Também tem promovido a formação de recursos humanos no interior do estado e apresentações em eventos nacionais e internacionais, incluindo universidades da Itália e da França. 

O Seminário Intermunicipal da Formação Continuada Coletiva foi desenvolvido pela equipe do Gepipea/Ufes em parceria com os municípios da microrregião, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG/Ufes) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fotos: Gepipea/Ufes

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