
As contribuições da Ufes para a elaboração de políticas públicas de educação ambiental serão abordadas nesta quarta-feira, 2, às 20 horas, pelo videocast Canal Nota 10. Como tema Políticas Públicas e Educação Ambiental, o canal vai entrevistar o professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus Marcos Teixeira, coordenador do Laboratório de Educação Ambiental da Ufes (LabEA), que vai explicar como as políticas em Educação Ambiental são importantes para a vida das pessoas, em especial as que moram nas cidades.
O professor também falará sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo LabEA para a implementação de políticas de Educação Ambiental em municípios do Espírito Santo por meio do convênio existente entre a Ufes e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O convênio, existente há quatro anos, realiza capacitações nas áreas de Educação Ambiental e Políticas Públicas especialmente para os servidores públicos municipais.
Segundo Teixeira, 57 municípios capixabas já receberam capacitações. “Formamos esses agentes para que possam desenvolver o processo de implementação das políticas públicas de educação ambiental em seus municípios de forma participativa, democrática, pedagógica. Esse é o trabalho que estamos fazendo, além do assessoramento. Saímos de sete municípios com política de educação ambiental e hoje já estamos com 37. Acho que vamos chegar ao final do ano com 45. Estamos conseguindo avançar bastante a partir do convênio entre a Universidade e o governo do Estado”, destaca.
Pessoas interessadas em assistir ao videocast poderão participar, inclusive enviando perguntas.
Sobre o LabEA
O Laboratório de Educação Ambiental (LabEA/Ufes), localizado no campus de São Mateus, iniciou suas atividades em 2013. Desde então, vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental, atuando na formação de multiplicadores, no desenvolvimento comunitário, na abordagem do tema junto a escolas e no assessoramento para o desenvolvimento de políticas públicas.
Em 2023, o laboratório foi reconhecido pelo Iema como Centro Estadual de Educação Ambiental.