
A Ufes marcou presença no 1º Evento em Homenagem aos Pescadores do Estado do Espírito Santo, organizado pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Estado (SFPA/ES) nesta quinta-feira, 26, em comemoração ao Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho. O evento – realizado no auditório do Sebrae/ES, em Vitória – teve como objetivo reconhecer a importância dos profissionais da pesca para a economia e a cultura capixaba.
A Universidade foi convidada para participar da cerimônia devido às pesquisas e ações de monitoramento da atividade pesqueira desenvolvidas no Espírito Santo. Na ocasião, a Ufes foi representada pelo professor do Departamento de Oceanografia e Ecologia Joelson Musiello, membro do Laboratório de Pesca e Aquicultura (LabPesca/Ufes), localizado no campus de São Mateus. Ele destacou a importância da pesca para o estado.
“O momento foi de reconhecimento e valorização desses profissionais que tanto se dedicam à atividade de pesca e ao cuidado e respeito com o meio ambiente. Nós precisamos fazer pontes e parcerias entre instituições de pesquisa e de ensino e os pescadores e pescadoras, para que possamos fazer trabalhos em conjunto. Culturalmente, o Espírito Santo respira pesca em todos os sentidos e a Ufes está com as portas abertas para esses profissionais”, disse.
Sobre o laboratório
O Labpesca foi criado em 2010 e está vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus da Ufes em São Mateus. Atualmente o laboratório desenvolve o Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira do rio Doce e Litoral do Espírito Santo (PMAP), por meio de um acordo entre a Ufes e o Instituto de Pesca, sediado em Santos, São Paulo.
A partir deste convênio, o monitoramento da pesca se expande aos ambientes continental do rio Doce nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e marinho do Espírito Santo, provendo informações da atividade pesqueira e da caracterização socioeconômica dos pescadores e pescadoras da região. No ambiente marinho são monitorados 11 municípios continuamente, enquanto no ambiente continental atualmente são monitorados nove municípios.
Fotos: Agente de campo Gilvana/Labpesca e organização do evento.