Idealizadora da PRPPG e do PPGE, professora emérita Beth Gama é homenageada nos 50 anos do Centro de Educação

11/07/2025 - 12:13  •  Atualizado 11/07/2025 12:41
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
A professora emérita Beth Gama entre a vice-diretora do Centro de Educação, Silvana Ventorim, e o diretor Reginaldo Sobrinho

As homenagens que integram as comemorações dos 50 anos do Centro de Educação (CE) da Ufes tiveram mais um capítulo nesta quinta-feira, 10, na sessão extraordinária do Conselho Departamental que recebeu a professora emérita da Ufes Elizabeth Maria Pinheiro Gama, mais conhecida como Beth Gama.

O diretor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes, Wagner dos Santos, lembrou que Gama assumiu a PRPPG de 1988 a 1990, naquela época denominada Sub-Reitoria de Pesquisa em Pós-Graduação.

Santos destacou que “a trajetória acadêmica da professora está imbricada com a própria história da pós-graduação e da pesquisa da Ufes". A professora “não apenas delineou e fez o projeto de criação da PRPPG como também defendeu com firmeza a mudança de paradigma de uma universidade voltada exclusivamente à graduação para uma universidade que também valoriza e incentiva a pesquisa e a pós-graduação”.

Ele afirmou que, graças ao esforço pioneiro da professora, atualmente a Ufes está entre as 15 instituições brasileiras com o maior número de programas de pós-graduação stricto sensu. “São ao todo 66 programas, sendo 53 acadêmicos e 13 profissionais, com 107 cursos (65 de mestrado e 42 de doutorado), superando, inclusive, o número de cursos de graduação presencial, que são 103. Temos aproximadamente 4.700 estudantes matriculados na pós-graduação, sendo 128 estrangeiros de diferentes partes do mundo. E somente em 2024 foram emitidos 4.159 diplomas”, informou.

O diretor de Pesquisa acrescentou: “São números que impressionam e revelam o alcance da atuação da Ufes, mas, sobretudo, que reafirmam que nada disso teria sido possível sem o trabalho incansável, a visão e a dedicação de educadores e educadoras como a professora Beth Gama”.

Referência

O diretor do Centro de Educação, Reginaldo Sobrinho, lembrou que Beth Gama também é uma “importante referência da história da pós-graduação em Educação no Estado”, afirmando que a trajetória da professora se entrelaça com a própria construção do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes).

“Foi sob sua liderança que se consolidou o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da Ufes e do Espírito Santo, o mestrado em Educação. Esse foi o marco inaugural da pesquisa sistemática sobre os problemas educacionais do nosso Estado”, afirmou . E concluiu: “A história da professora continua a nos inspirar a fazer da Universidade um espaço de transformação, excelência acadêmica e responsabilidade social”.

Foto da sessão extraordinária do Conselho Departamental do Centro de Educação
Sessão extraordinária do Conselho Departamental do Centro de Educação 

A coordenadora do grupo de trabalho que organiza a celebração dos 50 anos do CE e vice-diretora do Centro, Silvana Ventorim, disse que a intenção das homenagens é o “reconhecimento dos papeis político e educacional e da colaboração com esse Centro na formação de professores e pesquisadores” no Espírito Santo. “Por essa trajetória”, falou Ventorim à professora Beth Gama, “nos importa muito reconhecer individualmente as pessoas que aqui estiveram, pensando no passado e também no presente”.

A professora Denise Meirelles, contemporânea de Gama, falou em nome do PPGE: “O nosso PPGE hoje é [nota] 6, considerado um programa de excelência; nós estamos entre os dez [com nota 6 do Ministério de Educação]. Isso é um orgulho, e temos muito a agradecer à Beth e a todo o grupo, porque ela sempre liderou a equipe, estava à frente dela, se colocava nesse lugar de dizer: ‘se é para brigar pelas questões da educação do Espírito Santo e da produção de conhecimento, eu vou brigar’”.

Primeira doutora

Em meio a histórias das “brigas” em defesa da educação, das pesquisas, de pessoas importantes nessa caminhada e outras lembranças, a professora homenageada agradeceu o reconhecimento e contou que foi a primeira professora com doutorado da Ufes, num tempo em que o título era quase um privilégio dos homens. Em fevereiro de 1975, ano da implantação do Centro Pedagógico – nome de nascimento do CE –, foi designada pelo então reitor Máximo Borgo Filho para dirigir o Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional ao lado da professora Kleide Alves.

Como primeira mulher a assumir a coordenação do PPGE, de 1982 a 1984, ela se destacou pelo forte investimento em pesquisa e pela liderança na consolidação institucional do programa. Sua atuação foi fundamental para a articulação de estudos financiados por agências nacionais e para a promoção de pesquisas coletivas de grande impacto em terras capixabas, como o Estudo das Disparidades Inter e Intra-Regionais da Educação no Espírito Santo.

Em sete volumes de produção científica iniciada em 1982, esse estudo foi o primeiro mapeamento da educação no Espírito Santo, e ainda hoje segue sendo leitura obrigatória para quem quer entender a história. “Fizemos todo o levantamento lá na Secretaria Estadual de Educação, no papel – não tinha computador”, lembrou ela durante as homenagens. 

Ao final da sessão, a professora do PPGE Tania Mara Delboni entregou flores à homenageada. A Biblioteca Setorial do CE, representada pelo bibliotecário Clóvis José Ribeiro Júnior, recebeu de Gama livros e pesquisas encabeçados por ela, como o pioneiro mapeamento da educação capixaba.

Programação

As homenagens são um dos eixos do projeto de comemoração dos 50 anos do Centro de Educação. Beth Gama, terceira homenageada, foi precedida pelas professoras Denise Meyrelles e Janete Carvalho, em maio. Até o final do ano, outros nomes serão lembrados, numa vasta programação que inclui exposição de fotos, documentos históricos e materiais que retratam a trajetória do CE, a ser realizada na Biblioteca Central; evento temático na Semana da Educação, que reunirá a Semana da Pedagogia, o Fórum de Educação e o Seminário Integrativo, entre outras atividades.

Fotos: Sueli de Freitas e Maria Novaes

Categorias relacionadas