Por meio de uma parceria entre o governo estadual e o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba ganhará um novo serviço especializado, o de Oncologia em Oftalmologia. O serviço é inédito no Espírito Santo e começará os atendimentos no dia 1º de junho. Antes, os pacientes eram encaminhados para outros estados para realizar os tratamentos.
Os atendimentos acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras, no Hucam. O acesso às consultas ocorrerá por meio da Regulação Estadual, com atendimento iniciado na Atenção Primária, ou seja, os pacientes serão encaminhados para o tratamento por meio das unidades de saúde.
"O Hucam, sendo um hospital 100% SUS e integrado à rede pública de saúde, capacita-se para atender com excelência às demandas especializadas dos usuários do sistema, graças à parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. Agora, por meio do Centro de Oftalmologia, estamos felizes em criar um novo Serviço de Oncologia em Oftalmologia. Seguimos com a nossa missão de contribuir com a melhoria da assistência aos usuários do SUS" declarou o professor Lauro Vasconcellos, superintendente do Hucam/Ufes.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, ressaltou a importância do novo serviço: “É um momento especial que vivenciamos no Sistema Único de Saúde capixaba. Antes, o paciente precisava se deslocar para outros estados para realizar o tratamento. Com esse serviço inédito e os esforços de ampliar cada vez mais o acesso da população à saúde, vamos oportunizar o tratamento no Estado, com a referência que é o Hucam”.
O novo serviço engloba, além das consultas ambulatoriais, as cirurgias, caso necessário, e o tratamento. Serão atendidos pacientes maiores de 18 anos com tumores corneanos e/ou conjuntivais; neoplasia escamosa da superfície ocular (carcinoma, neoplasia in situ); melanose primária adquirida (MPA); papiloma; granuloma; e nevus.
Pacientes em tratamento
Atualmente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem 53 pacientes cadastrados no Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para neoplasia maligna do olho. O serviço poderá atender novos diagnósticos.
De acordo com o subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson dos Santos, todas as tratativas para a oferta do serviço já vinham sendo feitas e, no dia 14 de maio, as equipes técnicas conseguiram finalizar a proposta.
“Prontamente o Hucam se organizou para colocar a agenda à disponibilidade do atendimento e o serviço será iniciado já no próximo mês. É uma conquista importante para todos nós, capixabas, e em especial aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse o subsecretário.
Foto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes