Grupo de pesquisa realiza evento sobre educação inclusiva e emancipatória a partir desta terça, 4

03/11/2025 - 16:50  •  Atualizado 03/11/2025 20:20
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

O Grupo de Pesquisa em Educação Especial no Sistema Comum de Ensino (Grupeesc), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes, realiza a partir desta terça-feira, 4, o evento de extensão Práxis colaborativa e transformação social: desafios para a educação inclusiva na perspectiva da justiça e da emancipação humana

O evento, que tem o apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp), começa com uma visita técnica à Escola Municipal Indígena Três Palmeiras, em Aracruz, mediada pelo professor Gefferson Marques, atual coordenador local do Pedagogia Intercultural Indígena (PIINDI) no território indígena de Aracruz. Na sequência, haverá um encontro com a equipe gestora do PIINDI e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), coordenados pelas professoras Ozirlei Marcelino e Fernanda Camargo, do Centro de Educação. A proposta do encontro é possibilitar um intercâmbio de saberes sobre a formação docente, educação intercultural e inclusão educacional.

Já no dia 5, o professor Aydin Bal, da University of Wisconsin (EUA), fará uma palestra sobre Práxis colaborativa e transformação institucional: experiências do Learning Lab em diálogo com perspectivas críticas da educação, que será mediada pela professora Fabiana Rangel, do Instituto Benjamin Constant. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, terá início às 8 horas, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no campus de Goiabeiras.  

Já às 14h30, no mesmo local, a professora coordenará uma roda de conversa que reunirá estudantes do PPGE para discutir sobre Educação inclusiva e mudança sistêmica: caminhos para uma práxis emancipatória.

O evento integra a programação dos 50 anos do Centro de Educação e dos 45 anos do PPGE. A programação completa está disponível nos perfis do Grupeesc e do Neesp no Instagram. 

Categorias relacionadas