O grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética, vinculado ao Centro de Artes (CAR) da Ufes, promove na segunda-feira, 1º de abril, o livro 60 anos do golpe: gerações em luta. O evento acontecerá às 10 horas, na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), e haverá debate com a participação de autores capixabas e mediação dos integrantes do grupo de pesquisa.
A publicação faz uma análise do período da ditadura com base em memórias pessoais e históricas, e também lança questionamentos aos dias atuais. São artigos de mais de 60 autores, entre juristas, professores universitários, cientistas sociais, jornalistas, artistas, economistas e lideranças políticas, sindicais e de movimentos sociais de diferentes gerações impactadas por esses acontecimentos, incluindo militantes históricos que participaram da resistência ao golpe de 1º de abril de 1964.
Cristina Moura, Xico Calmon, Gaspar Paz, Fernando Achiamé e Roberto Junquilho são autores capixabas ou radicados no Espírito Santo que têm testemunhos no livro. A obra também apresenta textos do ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, do grupo Geração 68, da Rede Brasil – Memória, Verdade e Justiça (RBMVJ) e do Canal Pororoca.
“É fundamental que se discuta nas universidades esse contexto e suas consequências históricas: analisar o passado para compreender o presente e projetar um futuro onde não haja espaço para o recrudescimento de tamanha violência e autoritarismo", destaca o professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e coautor do livro Gaspar Paz.
O lançamento será nacional e ocorrerá simultaneamente no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP), em Brasília (DF), em Passo Fundo (RS), em Curitiba (PA), em Goiânia (GO) e em Belo Horizonte (BH). Em Vitória, além do evento na Ufes, o livro será lançado no mesmo dia na Biblioteca Estadual do Espírito Santo, às 19 horas.
A obra poderá ser adquirida nos locais do evento por R$ 84. Após o lançamento, a publicação será disponibilizada gratuitamente em versão digital em sites e repositórios de várias instituições no país, que serão divulgados posteriormente.
Matéria atualizada em 27/03/24 às 11h08.