Grupo de pesquisa da Ufes celebra dez anos com lançamento de livros esta semana

11/08/2025 - 17:35  •  Atualizado 11/08/2025 18:41
Texto: Adriana Damasceno, com informações do grupo de pesquisa     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do livro Impressões Nômades

Em comemoração aos dez anos de atividades do grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética, a partir desta quarta-feira, 13, serão lançadas três publicações: um livro de escritos literários de autoria do coordenador do grupo, Gaspar Paz, e duas obras sobre o filósofo, crítico teatral e ensaísta brasileiro Gerd Bornheim (1929-2001). Os lançamentos acontecerão nos dias 13 e 18, respectivamente.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Paz lançará o livro autoral Impressões Nômades às 19 horas, no Espaço Thelena, localizado no Centro de Vitória. Esta é a primeira obra de escritos literários do professor, que revela traços de um itinerário em formação a partir da descoberta da cidade do Rio de Janeiro (onde morou por quase 15 anos, enquanto fazia mestrado e doutorado). Impressões Nômades reúne escritos sobre artes plásticas, fotografia, cinema, música e poesia, que surgiram em decorrência de preocupações sociais e políticas, e destaca seu olhar estético-político em poemas escritos sobre a cidade de Vitória.

Durante o lançamento, haverá uma roda de conversa com os professores do Departamento de Letras e Línguas (DLL/Ufes) Junia Zaidan (autora do prefácio da obra) e Vitor Cei, além de apresentação musical, na qual, pela primeira vez, Paz apresentará ao público as canções do álbum Confluências, em voz e violão.

Filosofia

Imagem
Cartaz de divulgação do lançamento dos livros Filosofia e política, e Balanço da crítica e experiência estética em Gerd Bornheim

Às 10 horas do dia 18, será a vez do lançamento dos livros Filosofia e política e Balanço da crítica e experiência estética em Gerd Bornheim. O evento acontecerá no auditório do Centro de Artes (CAr), localizado no Cemuni IV do campus de Goiabeiras.

Em Filosofia e política, os autores Paz e Thaynã Targa fazem uma compilação de 21 textos que incluem ensaios, entrevistas e conferências e abrangem os últimos sete anos da atividade filosófica de Bornheim. “São apresentados, nesse conjunto, discussões importantes sobre política e filosofia”, explica Paz. A obra foi prefaciada pela filósofa Marilena Chaui.

Anielle Paola, Thalita Banhos e Thays Costa, além de Paz e Targa, são os organizadores do livro Balanço da crítica e experiência estética em Gerd Bornheim, que reúne produções de integrantes do grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética, escritores, cineastas e pesquisadores de várias universidades brasileiras. A obra traz escritos sobre estética, cinema, artes plásticas, literatura, teatro, filosofia, cartas e depoimentos, com prefácio escrito por Rosa Dias.

Essa obra foi um dos resultados da pesquisa Vida e obra de Gerd Bornheim – correspondência, entrevistas e escritos originais, que contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Grupo de pesquisa

O Grupo de Pesquisa Crítica e Experiência Estética iniciou suas atividades em 2015, no CAr,e, atualmente desenvolve as pesquisas no PPGL, dedicando-se ao estudo interdisciplinar das relações entre estética, arte e crítica social. As atividades dos pesquisadores envolvem o exame filosófico da experiência estética, com ênfase em abordagens contemporâneas, especialmente aquelas associadas à teoria crítica, à fenomenologia e à filosofia da arte. A equipe busca também o diálogo com outras áreas do conhecimento, como literatura, artes visuais e educação.

Há dez anos, o grupo investiga temas como a função da arte na sociedade; o papel da experiência estética na formação da subjetividade; a relação entre estética e política; e a crítica cultural e emancipação. As atividades incluem seminários, grupos de leitura, publicações acadêmicas e orientação de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Categorias relacionadas