O auge do movimento hippie e a Guerra do Vietnã são o pano de fundo de The Mastermind, estreia nesta quinta-feira, 16, do Cine Metrópolis. Dirigido por Kelly Reichardt, diretora do elogiado First Cow, o filme estadunidense divide espaço na programação do cinema com outros três longas-metragens.
The Mastermind acompanha a história de J.B. Mooney (Josh O’Connor), um carpinteiro desempregado que abandonou a escola de artes na juventude. Vivendo no interior do estado de Massachusetts, nos anos 1970, ele decide roubar obras de arte de um museu local em plena luz do dia. Enquanto planeja seu primeiro grande crime, mudanças políticas e sociais provocadas pelos movimentos hippie e feminista começam a desintegrar o mundo que ele conhecia.
Além de The Mastermind, o Cine Metrópolis exibe, até a próxima quarta-feira, 22, os filmes O Último Episódio, Amores Brutos e Paris, Texas.
Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 16 a 22 de outubro:
The Mastermind, de Kelly Reichardt (Estados Unidos, 2025)
Em um canto tranquilo de Massachusetts, por volta de 1970, o carpinteiro desempregado J.B. Mooney se torna ladrão de arte amador e planeja seu primeiro grande assalto. No entanto, quando tudo sai dos trilhos, sua vida começa a desmoronar.
O Último Episódio, de Maurílio Martins (Brasil, 2025)
Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, precisa inventar uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.
Amores Brutos (relançamento em 4K), de Alejandro González Iñárritu (México, 2000)
Um trágico acidente de carro. Três vidas colidem e nos revelam o lado mais bruto da natureza humana. Um triângulo amoroso entre irmãos, um homem que abandona tudo por uma supermodelo e um assassino de aluguel com um passado prestes a ser desenterrado. O círculo nunca se fecha: a dor é, entre outras coisas, um caminho para a esperança.
Paris, Texas (relançamento em 4K), de Wim Wenders (Alemanha/França/Grã-Bretanha, 1984)
Travis é encontrado exausto e sem memória em um deserto no Texas, após quatro anos desaparecido. Aos poucos, ele começa a se recordar de sua vida e é acolhido pelo irmão Walt, que vive com sua esposa Anne. Juntos, eles também cuidam de Hunter, o filho de Travis, que gradualmente vai se reconectando com o pai. À medida que Travis e Hunter reconstroem seu relacionamento e desenvolvem uma forte amizade, o homem saí em busca de sua ex-esposa Jane.
Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.
Universidade Federal do Espírito Santo