Duas exposições estão abertas ao público na Biblioteca Central da Ufes, até o dia 28 de março. Mulher: persona, pessoa, montada no térreo da BC, faz referência ao Dia Internacional da Mulher, com obras literárias escritas por autoras e painéis temáticos. Já a mostra Centenário do Eclipse de Sobral (foto principal), aberta para visitação no 1º andar do prédio, aborda o fenômeno ocorrido em 29 de maio de 1919, no município cearense. As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas.
Idealizada pelo bibliotecário-documentalista da BC Djair Souza, a exposição Mulher: persona, pessoa apresenta as obras em estantes expositoras, separadas por temáticas, como as lutas por direitos e a centralidade de personagens femininas na literatura. Além dos livros, estão expostos objetos representativos e painéis com impressões em preto e branco de personalidades femininas que são destaques nas lutas contra a violência e o feminicídio.
Organizada pelo Programa de Pós-Gradução em Ensino de Física (PPGEnFis/Ufes) e pelo Mestrado Nacional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física - Polo 12 (MNPEF-SBF), Centenário do Eclipse Solar em Sobral explora, em 22 painéis informativos, os aspectos científicos de um eclipse solar e destaca a importância histórica do fenômeno no município do interior do Ceará, cujas observações foram cruciais para comprovar as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.