Eustáquio de Castro toma posse como reitor da Ufes em solenidade em Brasília

24/04/2024 - 22:33  •  Atualizado 26/04/2024 17:06
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
O reitor Eustáquio de Castro assinando o termo de posse ao lado do ministro da Educação.

O professor Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro assinou o termo de posse do cargo de reitor da Ufes na noite desta quarta-feira, 24, em solenidade realizada em Brasília com o ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, foram empossados outros 24 dirigentes de universidades e institutos federais de ensino superior.

“Foi uma grande alegria assinar o termo de posse ao lado de outros colegas reitores e reitoras, eleitos democraticamente por suas comunidades acadêmicas. É uma satisfação saber que a vontade de cada universidade foi respeitada e reafirmo aqui o nosso compromisso de consolidar a Ufes como uma universidade pública, gratuita, inclusiva e que proporciona conhecimento de qualidade para todas as pessoas, comprometida com o desenvolvimento econômico, social e científico do nosso estado e do nosso país”, afirmou Castro.  

Representando os reitores e reitoras das universidades federais, a reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Girlene Siva, também destacou a importância daquele momento para as instituições de ensino superior: “É um momento simbólico, resultado de um debate democrático necessário para a escolha dos dirigentes e fruto de uma luta que envolve a comunidade acadêmica de todas as instituições que hoje cada um de nós representa”.

A reitora reafirmou o compromisso das instituições com o desenvolvimento do país e apresentou demandas emergenciais: “Nós entendemos que é urgente que a gente pense carreiras tanto para professores e técnicos, quanto para diversos colaboradores que estão nesses espaços. Perdemos muitos quadros e, se nós não olharmos para a reestruturação dessas carreiras, nós certamente não teremos condições de enfrentarmos desafios tão importantes”. E completou: “Nós queremos fazer ensino, extensão, inovação, cultura, transferência de tecnologia, pesquisas de ponta, internacionalização, interiorização, inclusão, mas precisamos também de um planejamento de orçamento que nos dê tranquilidade, não só para planejarmos de forma perene, mas também para responder às necessidades do nosso país. Estamos juntos pela e para a educação, uma educação que seja capaz de transformar vidas, de transformar as pessoas e de transformar nossa sociedade”.  

A doutoranda Dandara Cabral, o reitor e o ministro da Educação posam com o termo de posse.

Em seu discurso, o ministro parabenizou os dirigentes empossados e celebrou o respeito à escolha democrática da comunidade universitária “um compromisso do presidente Lula no primeiro encontro que ele fez com os reitores”, lembrou.

Na foto, representando os estudantes da Ufes, a doutoranda Dandara Cabral entrega o termo de posse ao reitor, juntamente com o ministro da Educação.

Investimentos

Em resposta às demandas apresentadas, Santana anunciou a recomposição do orçamento de custeio das universidades, cortados em dezembro do ano passado, e declarou o empenho em trabalhar para fortalecer as universidades e os institutos federais por meio do investimento em infraestrutura e de contratação de pessoal.

“Precisamos olhar para nosso ensino superior e para o ensino técnico com o olhar primeiro da melhoria da infraestrutura física e de pessoal das nossas instituições. Vamos fazer novos concursos, sabemos da demanda que existe de pessoal, de professores, de técnicos-administrativos. E nós sabemos que estamos em um momento em que algumas universidades e institutos federais entraram em greve, e que alguns servidores estão reivindicando melhorias salariais e em suas carrreiras. Já tivemos mesas de negociações com professores e com técnicos. Nós vamos trabalhar para melhorar a qualidade e a valorização dos servidores públicos desse país, das nossas universidades e dos institutos federais”, ressaltou.

O ministro afirmou ainda que o governo se preocupa com a permanência estudantil e vai apresentar uma política de assistência estudantil “robusta” para os estudantes, “principalmente os mais vulneráveis, que são a grande maioria hoje nas universidades”. “Sempre vamos estar juntos para valorizar e melhorar a educação pública desse país, dando oportunidades a todos e a todas, diminuindo desigualdades e garantindo inclusão”, concluiu.

A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; do secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil; do presidente do Inep, Manoel Palácios; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Arthur Chioro; da presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão; da diretora-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires; e da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; além de parlamentares e estudantes.

Acompanharam o reitor Eustáquio de Castro na cerimônia de posse a vice-reitora, Sonia Lopes; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr; a diretora do Centro de Artes, Larissa Zanin; o diretor do Centro de Educação, Reginaldo Sobrinho; o assessor de Relações Interinstitucionais, Gustavo Teixeira; a assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino; o professor do curso de Geologia do campus de Alegre, Éder Moreira; e a doutoranda Dandara Cabral.

 

Categorias relacionadas