O que era pra ser um trabalho final das disciplinas Introdução aos estudos da tradução e Práxis curricular: escrita acadêmica, do curso Letras-Inglês, se transformou no e-book Voices from the university: Insights on language education, translation studies and literature (Vozes da universidade: Reflexões sobre o ensino de línguas, estudos da tradução e literatura), organizada pelas professoras do Departamento de Letras Daniella Bertocch e Marianna Merlo, em parceria com o professor-visitante da University of Georgia (EUA) Jeremiah Tarbutton. A publicação, lançada este mês, traz ensaios e pesquisas no campo da educação linguística, tradução e literatura. Clique aqui para acessar.
Segundo Merlo, a iniciativa surgiu em 2023 quando, para integrar uma perspectiva interdisciplinar para a avaliação dos estudantes que cursam a partir do 4º período, as professoras propuseram como trabalho final das disciplinas a escrita de um artigo em língua inglesa, sobre um tema relacionado à tradução. “Alguns alunos não estavam matriculados na disciplina de tradução e escolheram outros temas para a escrita de seus trabalhos. Ano passado, em parceria com o consulado dos Estados Unidos, a Ufes recebeu o professor Tarbutton e, dentre as ações propostas por ele, estava um curso de escrita acadêmica em Língua Inglesa. Assim, nos unimos e propusemos a publicação dos textos produzidos em forma de coletânea, que foi organizada ao longo de 2024”, conta.
Ao todo, foram quase dois anos de trabalho. O processo de escrita envolveu pesquisa, feedback constante por parte dos organizadores e reescrita por parte dos autores dos capítulos. A escolha dos gêneros textuais se deu por estas serem as principais áreas de estudo no curso. Os estudantes escolheram os temas de interesse e optaram por escrever individualmente ou em coautoria. Após avaliação dos textos, 35 autores foram convidados para que seus trabalhos integrassem a coletânea e, do total, 22 aceitaram o convite.
Contribuição
Os relatos recebidos pelos professores são que a escrita contribuiu não somente para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também para a familiaridade com práticas de pesquisa e com o gênero acadêmico. “Também contribuiu para sua identificação enquanto escritores e pesquisadores, na medida em que a publicação do livro valida o conhecimento produzido por eles”, completa Merlo.
A versão física do livro está prevista para ser lançada em dezembro, durante o Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (Conel), destinado a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da Educação Básica e demais interessados na temática.
Universidade Federal do Espírito Santo